×

<strong>ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS MARCA PRESENÇA NO FLIPOÇOS</strong>

ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS MARCA PRESENÇA NO FLIPOÇOS

SEDE DA AML SERÁ TRANSFERIDA SIMBOLICAMENTE E ROGÉRIO FARIA TAVARES, PRESIDENTE DA AML, FAZ CONFERÊNCIA MAGNA SOBRE OS 113 ANOS DA INSTITUIÇÃO

A Academia Mineira de Letras marca presença na programação do FLIPOÇOS – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas. No dia 7 de setembro, às 10h, no Teatro da Urca, em Poços de Caldas, o presidente da AML, Rogério Faria Tavares, transfere simbolicamente para o município a sede da instituição literária, fundada em 1909, em Juiz de Fora, para promover a literatura e a língua portuguesa.

O gesto marcará a participação da Academia na Festa Literária, evento tradicional do sul de Minas, que acontece entre 3 e 11 de setembro. Neste ano, o festival tem como tema as relações entre a Literatura e a Música, “Letras e Música – a sinfonia da literatura”. A ideia é que o público navegue pelo universo musical, nos seus mais variados estilos, história da música, autores, músicos, intérpretes e sua influência na nossa cultura literária.

Na ocasião, Rogério Faria Tavares também fará conferência magna sobre os cento e treze anos da entidade, que serão celebrados em dezembro desse ano: “Falarei sobre como a Academia foi idealizada e sobre como conseguiu vencer o desafio da permanência. Também destacarei a intensa programação cultural que ela oferece, gratuitamente, ao público apaixonado pelas Artes, além de enfatizar sua preocupação em estar sempre sintonizada com os tempos atuais”.

Os cem anos da revista também serão comemorados e o número 81 será lançado na cidade. “O número 81 contém dois dossiês temáticos: um sobre as Literaturas Africanas em Língua Portuguesa”, organizado por mim e pela professora Nazareth Fonseca, e outro sobre a “Poesia Indígena”, organizado por Ailton Krenak (eleito para a cadeira de número 24 em junho passado) e pela professora Maria Inês de Almeida”, finaliza Rogério.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras na Flipoços

Transferência simbólica da sede da AML para Poços de Caldas

Palestra com Rogério Faria Tavares

Data: 3 de setembro, às 10h

Local: Teatro da Urca, em Poços de Caldas

Entrada gratuita

Publicar comentário