×

FaminTA: uma história sobre TA -Transtorno Alimentar e outras coisas mais, de Tatiana Cavalcante já em pré-venda

FaminTA: uma história sobre TA -Transtorno Alimentar e outras coisas mais, de Tatiana Cavalcante já em pré-venda

A advogada apaixonada por literatura, pós-graduada em Escrita Criativa, Tatiana Cavalcante lança, no dia 27 de agosto, o romance “FaminTA: uma história sobre TA -Transtorno Alimentar e outras coisas mais”. Com uma narrativa que flutua entre o passado e o presente da personagem principal, a obra busca trazer o leitor para dentro da mente de um paciente com TA (Transtorno Alimentar) e o colocar em contato direto com as “batalhas internas” entre corpo e mente. Além do pano de fundo do TA, a autora também aborda outros temas relevantes e necessários, como: a fome emocional, o bullying, a gordofobia, dentre outros.

A publicação foi realizada pela Editora Patuá com o apoio do ProAC-Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tendo sido doados os primeiros 250 exemplares da obra às Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo, via SisEB.

O livro já está em pré-venda pelo site da própria Editora Patuá (https://www.editorapatua.com.br/). O lançamento oficial acontece no dia 27 de agosto, a partir das 17h, com a presença da autora, no Patuscada – livraria e café, em Pinheiros.

Escrevo o livro em primeira pessoa, porém a personagem não tem nome, pois, desde o primeiro momento, pensei em “FaminTA” como sendo nosso. Me refiro a “nosso” no sentido de que a personagem principal pode ser eu, pode ser você, ou qualquer pessoa que você conheça que tenha enfrentado ou esteja enfrentando o TA. O mesmo acontece em relação aos demais personagens da obra, uma vez que o TA adoece a todo um círculo familiar. Neste livro, eu busco trazer o leitor para dentro da mente do paciente, conto sobre o turbilhão de emoções com que a personagem principal lida e, também, sobre a forma como ela encara a doença, inclusive sob o viés da autoficção, já que eu também sou paciente do TA. Eu estreio na literatura com um tema que precisa e merece ser visto e falado para que as pessoas se identifiquem, em determinado momento do livro, justamente por não saberem se estou contando delas próprias, de mim, da personagem ou de qualquer outra pessoa de seus convívios”, explica a autora Tatiana Cavalcante.

Patuscada – livraria & café: na Rua Luis Murat, 40, Pinheiros, em São Paulo/SP.
Preço sugerido: R$ 45,00. Link de venda: https://www.editorapatua.com.br/faminta-uma-historia-sobre-ta—transtorno-alimentar-e-outras-coisas-mais-de-tatiana-cavalcante/p

SINOPSE OFICIAL: Quando a vilã é a própria mente, as batalhas internas parecem infindáveis e você se torna soldado de si mesmo, rendido por seus próprios fantasmas. Um transtorno ultrapassa qualquer razão, qualquer limite. É navegar num mar de neuras e se afogar em culpas ácidas. É sentir-se estranho morando dentro do próprio corpo. É parasitar pela vida, ansiando por aprovação, enquanto o mundo parece ter olhos apenas para os padrões “ideais”. É querer muito (muito mesmo!) pedalar ruas afora, mas só ter medo de cair. Talvez por isso que o TA seja uma das realidades mais secretas sobre si mesmo. Às vezes tão bem escondida que quase se esquece onde está guardada. Mas ele, o TA, não esquece não. Sorrateiro, nem liga para rosto, sobrenome, cargo ou conta bancária, apenas segue deixando suas marcas… em corpos, mentes, almas, histórias, em muitas histórias. FAMINTA é um romance visceral que desafia e conforta. É um resgate inquietante de memórias que embrulham o estômago. Faz sorrir em meio às lágrimas. Traz verdades nebulosas e libertadoras. É sobre a fome insaciável, a ferida que não cicatriza. É sobre quebrar julgamentos e preconceitos e despadronizar corpos. É sobre aquietar a mente e descansar para recomeçar, uma e tantas vezes mais quanto forem necessárias. É sobre um dia de cada vez… Uma neura a menos, um pulsar a mais.

Ficha Técnica:

Título: FaminTA: uma história sobre TA-Transtorno Alimentar e outras coisas mais

Gênero: Romance

Idioma: Português

Autor: Tatiana Cavalcante

Capa e projeto gráfico: Roseli Vaz

Editora/ano: Patuá 2022

Edição: 1ª

ISBN 978-65-5864-314-2

Número de páginas: 248

Formato: 14 X 21 cm

Preço sugerido: R$ 45,00

SOBRE A AUTORA:

Tatiana Cavalcante nasceu em São Paulo, em 1987. É advogada apaixonada pela literatura, pós-graduada em Escrita Criativa. Andarilha de caminhos que levam para fora e para dentro de si. Entre idas e partidas, eterna garota dos diários. Ama pessoas e suas histórias. Não passa vontade. Ouve a fome, a mente e o corpo. Paciente do TA. FAMINTA é seu romance de estreia.

Site e Redes Sociais:
https://www.faminta.com.br/

Instagram do autor: https://www.instagram.com/tatisbc/ 

LinkedIn do autor: https://www.linkedin.com/in/tatiana-cavalcante-335463244/

Publicar comentário