Nesta quinta-feira (22/12), às 23h, a TV Cultura exibe um especial com os vencedores do Mega Cities Short Docs, festival de curtas metragens que revela iniciativas sustentáveis nas maiores cidades do mundo.
O MegaCities destaca, através da produção audiovisual, iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. É válido para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes, (530 no mundo, 17 no Brasil), incluindo as megacidades. Lançado há 8 anos, em Paris, o festival chegou ao Brasil numa parceria do Portal e a marca São Paulo São com a ONG Métropole du Grand Paris e a Film4 Sustainable World.
Ao dar voz a quem luta diariamente por cidades mais resilientes e mais justas, esses documentários traçam um retrato das principais questões urbanas atuais e futuras. Para os realizadores, as mudanças climáticas e as desigualdades sociais não são mais uma fantasia. Coleta de lixo, comunidades lutando contra urbanização sem limites e defesa da dignidade humana são todas iniciativas cidadãs, cujas mensagens e ideias devem ser ouvidas e compartilhadas.
São resultados da avaliação da primeira edição no Brasil e da oitava competição internacional. O curta brasileiro “Ecocidade — A cidade precisa de você”, de Pedro Urano, ficou entre os melhores curtas nas duas edições.
A 8ª edição do festival e o Brasil
No Brasil, o Festival recebeu mais de 80 inscrições de inúmeras cidades do país no período de maio a outubro de 2022.
O São Paulo São e a TV Cultura se associaram para a promoção do Festival no Brasil e para exibir um especial sobre o tema no próximo dia 22 dezembro, às 23h, dando início a uma série de programas com foco em questões urbanas sustentáveis e de impacto social, em parceria com o MegaCities ShortDocs, a ONG Métropole du Grand Paris e a Film 4 Sustainable World.
O Júri do São Paulo São, que lidera a iniciativa no Brasil, avaliou os concorrentes em cinco categorias. Melhor Curta Documentário, Melhor Curta Estudante e aqueles que se destacaram ao traduzir os assuntos: Crise Climática Urbana, A Cidade em 15 minutos e Melhor Iniciativa Urbana.
O curtas foram avaliados por um time de especialistas e convidados ligados ao tema: Ana Darce, consultora de marketing; Mauro Calliari, administrador de empresas e colunista da Folha de S.Paulo; James Scavone, publicitário e sócio-diretor da Da Vinci; André Duek, professor da ESPM; Chantal Brissac, jornalista e criadora do site Pró Coletivo; Adonis Alonso, jornalista especializado em marketing e publisher do Blog do Alonso; Paula Cavalcanti, diretora de produção da TV Cultura; Ricardo Martirani, diretor audiovisual; Paula Lieff, coordenadora de comunicação e Andrea Merkel, coordenadora de relacionamento e a apoio às empresas da Câmara de Comércio França – Brasil; e Maurício Machado, sócio-diretor do São Paulo São.
Os vencedores que serão exibidos na TV Cultura
Melhor Curta
– “Progresso de Quem?” Izadora Andrade (São Paulo).
Nas ruas de São Paulo, os catadores são os agentes ambientais que cuidam do lixo com o qual ninguém quer lidar. Seu esforço não é reconhecido por muitos, mas o projeto Pimp My Carroça trabalha desde 2012 para abraçar a causa.
Melhor Curta Estudante
– “O Cinema que Veio do Sol”. Thiago Morine (ESPM – São Paulo).
Curta sobre o CineSolar, o primeiro cinema itinerante brasileiro movido a energia solar, levando o cinema a comunidades carentes e promovendo oficinas sobre sustentabilidade e energia solar.
Menções honrosas
Proximidade Feliz / Cidade de 15 minutos
– “Ecocidade – A cidade precisa de você”. Pedro Urano (São Paulo).
O curta mostra como o projeto “ECOCIDADE” trabalha com o intuito de tornar alimentos saudáveis e livres de venenos acessíveis a populações vulneráveis e periféricas, além de estimular uma economia local baseada na circularidade do sistema alimentar.
Melhor Iniciativa Urbana
– “Casulo Prá Rua”. Pedro Palaia (São Paulo).
O curta-metragem acompanha a rotina de entregas do projeto “Casulo Pra Rua”, que produz e distribui sacos de dormir quentes e impermeáveis para a população em situação de rua de São Paulo e oferece trabalho e renda digna para as costureiras em situação de vulnerabilidade. O projeto foi criado em abril de 2021 pela estilista Bibi Fragelli e a roteirista Patrícia Curti, e já entregou até o momento 6.339 Casulos.
The Best MegaCities-ShortDoc Maker Award
– They don’t need to know, Yogi Tujuliarto (Jakarta, Indonesia)
Os vencedores do ‘MegaCities Short Docs’ em Paris
A ONG Métropole du Grand Paris responsável pela criação do MegaCities Short Docs anunciou os vencedores globais e premiou os ganhadores da 8ª edição na última quinta-feira, 15 de dezembro de 2022, no MK2 Quai de Seine, em Paris.
Um júri formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, que tem como presidente honorário Carlos Moreno da ETI Universidade Paris Sorbonne, avaliou os documentários mais inspiradores, exibidos durante a cerimônia final em Paris – e, em outras cidades do mundo. O curta brasileiro, “Ecocidade, a cidade precisa de Agroecologia” de Pedro Urano (São Paulo) ganhou menção honrosa na categoria “Cidade de 15 minutos”.
O festival
O festival que acontece há 8 anos, e foi lançado no Brasil este ano pelo São Paulo São, é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de no máximo 4 minutos, destacando uma iniciativa local que responda a um desafio urbano e a uma questão econômica, social ou ambiental em suas cidades. Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, poder público, instituições e empresas.
Site (versão em português): Link
Créditos
A iniciativa no Brasil contou com o apoio institucional da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, da SMRI – Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. Teve ainda o apoio do Canal Curta!, do Portal Earth News Terra, RA Filmes e do Jornal Meio & Mensagem.
Sobre a Grande Metrópole de Paris
A Métropole du Grand Paris foi criada em 1 de janeiro de 2016. Foi fundada pela lei de 27 de janeiro de 2014 sobre a Modernização da ação pública territorial e a afirmação das metrópoles, e reforçada pela lei de 7 de agosto de 2015 sobre Novas organizações da República.
Sobre a Film 4 Sustainable World
Associação de interesse geral fundada em Paris em 2014, cujo objetivo é inspirar através de documentários curtos, habitantes, associações, empresas e autoridades eleitas a criar novas iniciativas, no coração das maiores cidades do mundo, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais respeitosa com o meio ambiente.
Sobre o São Paulo São
Plataforma multimídia de conteúdo, dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. São Paulo São aposta na criatividade das pessoas e defende o engajamento de todos os setores da sociedade — empresas, poder público e cidadãos em geral.