“CorpoMapa: Dança e Educação” explora práticas pedagógicas e culturais
A São Paulo Escola de Dança (SPED) acaba de lançar seu segundo livro, “CorpoMapa: Dança e Educação”, uma obra que oferece reflexões e estudos sobre o ensino da dança. Disponível gratuitamente no site da instituição, o e-book apresenta mais de 100 páginas de artigos e fotografias que conectam teoria e prática pedagógica.
Organizado por Inês Bogéa, diretora artística e educacional da SPED, e pelo superintendente educacional José Simões, o livro reúne a colaboração de especialistas, professores e pesquisadores como Regina Polo Müller e Denilson Francisco das Neves.
Reflexões teóricas e práticas pedagógicas na dança
O e-book é dividido em duas partes. Na primeira, aborda temas como as danças brasileiras, tecnologias aplicadas à dança e o impacto cultural do movimento corporal. Já a segunda parte detalha experiências práticas da SPED, como as residências artísticas e projetos especiais.
Artigos de destaque incluem:
- Danças indígenas: ritual e performance, por Regina Polo Müller.
- Tecnologias e suas interfaces com a produção de dança contemporânea, por Fabiana Raulino da Silva.
- Cartografias corporais: uma abordagem pedagógica no ensino da dança, por Inês Bogéa e José Simões.
Iniciativa fomenta acesso ao ensino da dança
A secretária de Cultura, Marília Marton, enfatiza a relevância do livro para a disseminação do conhecimento. Segundo Inês Bogéa, “CorpoMapa” reflete o compromisso da SPED com a formação inclusiva e plural: “A São Paulo Escola de Dança é um organismo vivo, pulsante. Trouxemos para as páginas nossas práticas e reflexões, criando um material acessível a todos”.
A SPED segue como referência no ensino da dança, com projetos que valorizam a diversidade e fomentam a inserção de estudantes no mercado artístico.