Projeto Paradiso leva três cineastas brasileiros para o 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, na França

Por meio do programa Brasil no Mundo, instituição oferece apoio a um filme na competição oficial e a dois projetos de longas-metragens no BAL-LAB
Desde ontem acontece o 31º Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz (Biarritz, França), que promove o cinema e a cultura latino-americanas junto aos franceses. Este ano, o Projeto Paradiso, por meio do programa Brasil no Mundo, oferece apoio a um filme selecionado na competição oficial do evento e a dois profissionais que vão apresentar seus projetos de longas-metragens no BAL-LAB, encontro de coprodução que reúne produtores, distribuidores e sales agents franceses com realizadores da América Latina.
O filme “Tinnitus”, de Gregório Graziosi, produzido pela Cinematográfica Superfilmes, concorre na competição oficial do festival. Além do apoio para Biarritz, o Projeto Paradiso também incentivou a estreia do longa no Festival de Karlovy Vary, na República Tcheca; do Copia Final no Ventana Sur 2021, seção do mercado argentino voltada a longas de ficção em estágio de pós-produção, e também do First Cut Lab Paradiso Brazil, programa de formação e consultoria voltado para longas-metragens em estágio de montagem trazido ao país pelo Projeto Paradiso.
Ainda em Biarritz, outros dois projetos de longas-metragens nacionais serão apresentados no BAL-LAB com o apoio do Projeto Paradiso: “Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli – produzido pela Duas Mariolas Filmes – e “Triste Maravilhoso”, de Diogo Leite, produzido pela Filmes de Abril. Durante o laboratório, a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, também fará uma apresentação das iniciativas da instituição em um painel no dia 28 de setembro.
“Estamos muito felizes em contribuir para que o Brasil esteja presente neste festival, que é uma janela importante para as produções latino-americanas na Europa. O propósito do programa Brasil no Mundo e das Bolsas Paradiso é incentivar para que projetos e talentos nacionais ganhem o mundo e mostrem o potencial e diversidade do audiovisual brasileiro. Dessa forma, acredito que é significativo poder apresentar nossa perspectiva para o mercado europeu em um painel exclusivo no BAL-LAB”, afirma Josephine.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país. O Paradiso Multiplica já ofereceu mais de 600 horas de multiplicação em formação e contou com mais de 60 profissionais da Rede Paradiso de Talentos.
Bolsas e Prêmios: as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.