A nova temporada do Prelúdio, concurso de música clássica da TV Cultura, estreia neste domingo (29/9), às 16h, com promessas de revelar jovens talentos. Apresentado pelo maestro Júlio Medaglia e Roberta Martinelli, o programa já consagrou músicos que se destacam internacionalmente. O objetivo do concurso é proporcionar uma bolsa de estudos na prestigiada Academia Franz Liszt, em Budapeste, Hungria. Além da TV, o Prelúdio será transmitido pela Cultura FM (103.3).
Abertura da temporada do Prelúdio 2024
O Prelúdio tem sido um trampolim para músicos clássicos desde sua criação. Nesta primeira eliminatória, quatro concorrentes competem pelo sonho de estudar no exterior. A violinista Mihaela Cinstitu (23) apresenta “Romance Sentimental”, de Wilhelm Stenhammar. O trompista Rafael Xavier (22) executa o “1º Movimento do Concerto nº 3 para trompa”, de Mozart. Bernardo Jannuzzi (22), violonista, toca o “1º Movimento do Concerto para violão”, de Villa Lobos. Já Felipe Okaeda (26), cantor lírico, interpreta “Sorge infausta una procella”, da ópera “Orlando”, de Handel.
Prelúdio: Fomento de talentos da música clássica
O Prelúdio vai ao ar com sete eliminatórias nas próximas semanas. A cada episódio, quatro músicos competem, mas apenas um avança para as semifinais, selecionado por um júri especializado. A grande final será em dezembro. Desde 2005, o programa revelou talentos como Cristian Budu, pianista, e Tiago Nagel, clarinetista, ambos em destaque no cenário internacional.
Impacto global dos participantes do Prelúdio
O vencedor de 2019, Felipe Naim, concluiu seus estudos em Budapeste e atualmente leciona na Europa. Samuel Alves, saxofonista, venceu em 2022, enquanto Mattheus Versiani, pianista, foi o grande vencedor de 2023.