Podcast “A parte pelo todo” estreia

O Instituto Tomie Ohtake lança, em 05 de novembro, o podcast “A parte pelo todo”, uma produção original que leva os ouvintes a uma imersão nas ilhas de Itaparica e Marajó. Narrado por José Eduardo Ferreira Santos, fundador do Acervo da Laje, o programa revisita a geografia, cultura e história de dois dos territórios mais ricos e pouco explorados do Brasil, revelando suas singularidades e papel na formação do país. A estreia marca um novo projeto cultural, patrocinado pelo Grupo CCR, via Instituto CCR e Ministério da Cultura, com o objetivo de promover o conhecimento sobre as identidades e memórias nacionais.

Uma jornada pelas ilhas e pela cultura brasileira

Gabriela Moulin e Paulo Miyada, Diretora Executiva e Diretor Artístico do Instituto Tomie Ohtake, idealizaram a primeira temporada, composta por seis episódios de 30 minutos com uma narrativa sequencial. A Trovão Mídia produziu o podcast com som direto, trilha sonora original e edição de alta qualidade, criando uma atmosfera imersiva que destaca a arte, cultura e memória de Itaparica, na Bahia, e Marajó, no Pará. Cada episódio explora aspectos das ilhas, trazendo cenas de campo, entrevistas e áudios de arquivo que conectam o local ao contexto nacional.

Itaparica e Marajó: singularidades e importância histórica

Segundo Paulo Miyada, pensar as ilhas como metonímias permite ampliar o entendimento da “dimensão continental” do Brasil. Ele destaca como essas ilhas representam a cultura brasileira em sua diversidade e complexidade. Gabriela Moulin complementa que a série pretende dar voz a comunidades locais e envolver outras instituições culturais para refletir sobre as políticas de memória e as influências que moldam o Brasil.

Onde ouvir o podcast “A parte pelo todo”

O Instituto Tomie Ohtake disponibilizará os dois primeiros episódios de “A parte pelo todo” nas principais plataformas de áudio e em seu site em 05 de novembro. A cada semana, até 03 de dezembro, novos episódios serão lançados. A série convida todos a descobrir as histórias que tornam o Brasil único.