Peças do acervo do Museu Republicano estarão em exposição na reabertura do Museu do Ipiranga

Peças do acervo do Museu Republicano estarão em exposição na reabertura do Museu do Ipiranga

A espera finalmente vai chegar ao fim e, no dia 7 de setembro, o Museu do Ipiranga será reaberto ao público, depois de nove anos fechado e uma ampla obra de restauro que custou R$ 211 milhões. Com o dobro da área construída, será reinaugurado com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. Uma delas tem a curadoria e peças de acervo do Museu Republicano de Itu, instituição que também pertence ao Museu Paulista da USP. 

Em “Mundos do Trabalho”, o público vai poder conferir como foi a atuação de trabalhadores em diferentes atividades e períodos da história do Brasil. 

“Serão expostas imagens de registros do trabalho no campo e na cidade, ferramentas e instrumentos utilizados em diversas ocupações, destacando o fazer artesanal desde a concepção de objetos até a realização de obras coletivas”, explica a responsável pela curadoria da exposição, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano de Itu, que teve Ana Paula Nascimento como curadora-ajunta e Rogério Ricciluca Matiello Félix como assistente.   

Ela diz que a proposta da exposição é evidenciar como todo trabalho envolve criação, planejamento e técnica, empregando esforços físicos e mentais. 

Das peças que fazem parte do acervo do Museu Republicano de Itu, e que vão compor a exposição “Mundos do Trabalho” no Museu do Ipiranga, ela cita como exemplo as reproduções de fotografias de imigrantes japoneses de Ryochi Katahira e as fotografias de trabalhadores na construção de estradas de rodagem dos álbuns de Washington Luís. 

Para conferir essa e as outras exposições, a venda de ingressos para visitar o Museu do Ipiranga terá início no dia 3 de setembro. 

História do Museu Republicano – O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

marramaqueadmin