Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Mercado fonográfico brasileiro cresce 21,7% - Marramaque

Mercado fonográfico brasileiro cresce 21,7%

Mercado fonográfico brasileiro cresce 21,7%

O mercado fonográfico brasileiro alcançou um marco histórico em 2024. De fato, o setor ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões em faturamento. Além disso, registrou um crescimento de 21,7% em relação ao ano anterior. Assim, o Brasil se consolida como um dos principais mercados musicais do mundo.

Afinal, os dados fazem parte do relatório anual da Pro-Música. Nesse sentido, o Brasil manteve a 9ª posição no ranking global da IFPI. Similarmente, o streaming impulsionou o crescimento do setor.

Streaming impulsiona crescimento do mercado fonográfico

Primeiramente, o streaming representou 87,6% das receitas totais do setor. Logo depois, o faturamento das plataformas digitais atingiu R$ 3,055 bilhões. Contudo, o mercado físico também registrou alta.

Ademais, as assinaturas em serviços de streaming somaram R$ 2,077 bilhões. Outrossim, as receitas de streaming por publicidade cresceram 8,3%. Por fim, os vídeos musicais interativos movimentaram R$ 499 milhões.

Crescimento acima da média global e relevância do vinil

Nesse sentido, o Brasil cresceu acima da média global pelo 8º ano consecutivo. Sobretudo, o vinil se consolidou como o formato físico mais vendido. De fato, as vendas de vinil cresceram 45,6%.

Além disso, a arrecadação de direitos conexos de execução pública aumentou 14,9%. Similarmente, as receitas de sincronização cresceram 36%. Consequentemente, o mercado físico registrou seu maior faturamento desde 2017.

A princípio, o setor fonográfico brasileiro triplicou seu faturamento desde 2018. Eventualmente, o streaming se consolidou como principal canal de distribuição. Por outro lado, o mercado físico mostra sinais de recuperação.

Segundo Paulo Rosa, presidente da Pro-Música Brasil, o streaming ganha popularidade no Brasil. Entretanto, a competição por espaço e visibilidade é acirrada. Assim, o papel das gravadoras é fundamental.

De acordo com Eduardo Rajo, diretor financeiro da Pro-Música, o mercado brasileiro é dinâmico. Outrossim, a música nunca foi tão acessível aos fãs. Por fim, o setor está bem posicionado para um crescimento robusto.

marramaqueadmin