Masterclass sobre a distribuição de curtas-metragens marca o início do Vitrine Lab
A quarta edição do Vitrine Lab, um renomado curso livre de distribuição audiovisual, começa com uma emocionante Masterclass intitulada “Vida Longa ao Curta: distribuição em todas as janelas”. O evento contará com a participação especial de Luciana Damasceno e Daniel Jabber, criadores da plataforma de streaming de curtas-metragens, Cardume, e Rachel do Valle, diretora de programas do Projeto Paradiso. A Masterclass será mediada por Amanda Kadobayashi, idealizadora do Vitrine Lab e Coordenadora de Conteúdo. A transmissão ao vivo ocorrerá no canal do YouTube do Projeto Paradiso e será aberta ao público, no dia 7 de junho, quarta-feira, às 19h.
Durante a Masterclass, serão abordadas as estratégias de distribuição de curtas-metragens, incluindo aspectos burocráticos relacionados à regularização do filme finalizado, oportunidades de carreira em festivais e outras formas de exibição, como ações de distribuição com impacto e oportunidades de licenciamento. Amanda Kadobayashi, idealizadora do Vitrine Lab, compartilha: “Na Masterclass, abordaremos diversos aspectos essenciais da distribuição de curtas-metragens, fornecendo valiosas informações aos participantes.”
Além de oferecer a Masterclass, as instituições parceiras também apoiam o Vitrine Lab de outras maneiras. O Projeto Paradiso, uma organização filantrópica dedicada ao apoio ao audiovisual brasileiro, concederá cinco das 30 bolsas de estudo disponíveis, além de uma ajuda de custo de R$ 500 para os bolsistas que tiverem uma frequência mínima de 80% nas aulas ao vivo. Em uma parceria adicional, um aluno do Vitrine Lab será selecionado para participar da edição deste ano do São Paulo Locarno Industry Academy, um programa vinculado ao Festival de Locarno. A Cardume Curtas, por sua vez, oferecerá aos 30 bolsistas a assinatura semestral do seu clube de benefícios, o Plano Coral, que proporciona acesso a cursos online, descontos e editais exclusivos. O Vitrine Lab é financiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (#ProAC2022).
Bolsistas de 2023
Após uma análise minuciosa das quase 700 inscrições recebidas, a organização do Vitrine Lab anunciou os 30 bolsistas selecionados para participar do curso. A lista completa dos selecionados está disponível neste link . A seleção priorizou critérios como a representação de minorias sociais, incluindo negros, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência, além de residentes das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e com renda igual ou inferior a 2 salários mínimos. Nesta edição, a maioria dos selecionados é da região Nordeste, 55% se autodeclararam pessoas pretas, 10% pardas e 6,9% indígenas.