Livro resgata história da gastronomia multicultural de Londrina

Livro resgata história da gastronomia multicultural de Londrina

História e gastronomia: Um mergulho na culinária de Londrina

Resgatar a culinária de Londrina, desde as primeiras missões da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) em 1924 até os dias atuais, é o objetivo do livro “Comida Multicultural em Londrina – Um prato cheio de história”. Escrito por Bernardo Pellegrini e Maurício Arruda Mendonça, a obra explora as influências das quase 40 etnias que chegaram à terra roxa.

Apoio cultural e lançamento

O livro conta com o patrocínio da BO Paper e do Moinho Globo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com apoio cultural da Hemize Projetos e realização do Instituto José Gonzaga Vieira e Ministério da Cultura. O lançamento será no próximo domingo, 11 de agosto, às 11h, no Mercadão da Prochet, com apresentação gratuita de Derico e Orquestra de Metais de Londrina.

Pesquisa e resgate cultural

Maurício Arruda Mendonça explica que a obra parte da primeira ideia de criar Londrina, com um banquete do Lorde Lovat em 1924, até a fundação da cidade em 1930. A pesquisa abrange desde a comida dos mateiros e indígenas, passando pelos anos 1950 e a culinária boêmia, até chegar à atualidade. O livro também registra histórias de estabelecimentos que marcaram a afetividade dos londrinenses.

Um legado multicultural

Bernardo Pellegrini destaca que o livro preenche uma lacuna histórica, resgatando a história da comida de diversas etnias, como alemães, japoneses, mineiros e pernambucanos. A pesquisa incluiu entrevistas com chefs de cozinha e donos de restaurantes, revelando que a culinária londrinense é uma fusão de influências paulistas, tropeiras, indígenas e de imigrantes.

Identidade culinária de Londrina

Embora a proposta do livro não seja definir um prato típico de Londrina, os autores identificaram comidas que fazem parte da identidade da cidade, como a galinhada da madrugada e o bolinho de carne. As diversas populações que formaram Londrina trouxeram seus modos de preparo, resultando em uma culinária adaptada à região e aos ingredientes disponíveis.

Edição e distribuição

Marco Pelegrini, da Pelle Editorial, editou o livro, com projeto gráfico da Visualitá Gestão em Design Estratégico. Além de trocar o livro por 3 kg de alimentos não perecíveis no dia do lançamento, os organizadores irão distribuí-lo em escolas e outros pontos importantes, como recepções de hotéis.

Serviço

Lançamento do livro “Comida Multicultural em Londrina – Um prato cheio de história”
Data: domingo, 11 de agosto
Hora: 11h
Local: Mercadão da Prochet (Av. Harry Prochet, 305)
Os organizadores trocarão o livro por 3 kg de alimentos não perecíveis.

marramaqueadmin