Kika Simonsen une moda e arte na exposição Encantamento

Kika Simonsen une moda e arte na exposição Encantamento

A estilista e artista plástica ganha primeira mostra individual na Galeria Andrea Rehder

Com curadoria de Carollina Lauriano, o evento contará com vários trabalhos, sendo alguns criados especialmente para a exposição.

Os trabalhos realizados pelas mãos de Kika são idealizados a partir das viagens de pesquisa que a artista faz, procurando compor seu repertório criativo para sua marca de roupa homônima. Pelas palavras de Lauriano: “Kika produz um repertório que permeia tanto o campo da arte, quanto o da moda, rompendo com a ideia de que apenas um lado se alimenta do outro. Aqui, ambos os percursos são válidos, mostrando que moda e arte caminham juntas, especialmente porque a artista observa ambas áreas como formas de expressão e identidade”.

Carollina consegue definir claramente o trabalho de Kika que, atualmente, participa do grupo Hermes de práticas de produção e reflexão sobre artes visuais. Sua pesquisa visual está ligada à sua pintura gestual e a experimentação de cores e formas utilizando tinta acrílica feita com pigmentos puros. Suas pinturas são, na maioria, feitas em grandes formatos e representam a busca ao equilíbrio entre o planejado e o intuitivo.

Como estilista, produz as próprias estampas e modelos, inspirada por figuras mitológicas e símbolos culturais misturados a memórias pessoais.

Kika diz estar sempre em busca do encantamento da arte, daí o nome da exposição, e, através da sua pesquisa e trabalho visual busca incitar o observador a uma reflexão.

A abertura acontecerá no dia primeiro de outubro e vai até o dia 28, os horários serão de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e aos sábados, sob agendamento.

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MAM São Paulo inaugura 38º Panorama da Arte Brasileira
Ele se chama Bilibeu. Ou Santo Bilibeu, ou ainda Bilibreu. Esculpido em madeira e retinto como o breu, o santo é festejado todos os anos, na Baixada Maranhense, entre as cidades de Viana, Matinha e Penalva. As pessoas que o cultuam foram por décadas chamadas de ‘caboclos’ e apontadas pejorativemente como ‘os índios’. Foi em novembro 2014 que “os índios” passaram a reivindicar perante o Estado e a sociedade envolvente uma identidade indígena específica (não mais genérica). Os Akroá Gamella sempre esteveram ali, demarcando suas terras com os pés, como eles mesmo dizem, e utlizando os recursos naturais, sob regras específicas, com o intuito de preservar a natureza e manter a sua subsistência físisca e simblólica. Foi em segredo mantiveram vivos Entidades que sobreviveram à censura identitária e ao racismo. Bilibeu foi um deles, o mais conhecido de todo os Encantados locais. São Bilibeu perseverou ao silenciamento e permaneceu preservado publicamente porque ficou mimetizado dentro das comemorações do carnaval. Nesse período em que “tudo pode”, Bilibeu pode existir e sair às ruas num festejo que dura 4 dias, no qual dezenas de crianças e adultos pintados de carvão, marcham durante dez ou doze horas, incorporando os ‘cachorros de Bilibeu’ que, de casa em casa, de aldeia em aldeia, caçam. A matilha de cachorros e cachorras, sob orientação de um chefe, o ‘gato maracajá’, caçam comida e bebida para oferecer ao santo que em um determinando momento do ritual morre, é enterrado, sob o choro de mulheres, e renasce na manhã seguinte para continuar dando fartura e fertilidade ao povo Akroá Gamella. Se antes, era celebrado no carnaval, hoje o povo Akroá Gamella, escolheu outra data para o ritual. O dia 30 de abril é, desde de 2019, a data em que Bilibeu é cultuado. Bilibeu definitivamente não é uma festa, é um rito. Um rito que agora marca um evento de muita dor, tristeza e revolta. Pois foi nesse dia, no ano de 2017, que