Jorge Ventura lança o livro “Outras Urbanas” com poesias que exploram a relação do homem com a realidade urbana

Jorge Ventura lança o livro “Outras Urbanas” com poesias que exploram a relação do homem com a realidade urbana

O escritor Jorge Ventura está prestes a lançar seu novo livro, intitulado “Outras Urbanas”. Nessa obra, o autor aborda a relação complexa entre o indivíduo e a sociedade nos grandes centros urbanos, por meio de poesias que iluminam os aspectos prazerosos, alucinantes, caóticos e decadentes das cidades.

O que torna esse livro especial é a forma como o signo verbal se une ao icônico, incluindo desenhos, fotos, imagens e a alternância entre preto e branco, tanto no fundo das páginas quanto nas manchas do texto. Esse projeto editorial foi cuidadosamente executado pelo designer Gustavo Gama, com os desenhos de Val Mello, permitindo que os leitores transitem entre o mundo poético e a realidade.

O lançamento de “Outras Urbanas” acontecerá no dia 10 de julho, segunda-feira, no Bar/Restaurante Ernesto, localizado na Rua da Lapa, 41, no Centro do Rio de Janeiro. O evento, chamado de Te Encontro na APPERJ, ocorrerá das 18h às 21h30 e marcará o início dessa jornada poética do autor.

A coletânea de poemas de Jorge Ventura proporciona não apenas um deleite estético, mas também a oportunidade de reflexão, algo essencial na vida de qualquer indivíduo. Por isso, convidamos você a mergulhar nas páginas desse livro, permitindo-se ser envolvido pelo talento inigualável presente em “Outras Urbanas”.

Neste século, Jorge Ventura destaca-se como um poeta que avança na linha temática da poesia moderna, explorando a beleza insuspeita da grande cidade. Em seu livro anterior, “As Flores do Mal”, o autor já nos apresentou essa nova e fascinante abordagem. Agora, com “Outras Urbanas”, ele nos convida a mergulhar na dura realidade humana e social da cidade do Rio de Janeiro, sua cidade natal, denunciando os problemas, medos, violências, injustiças e ameaças que cercam a vida cotidiana dos habitantes.

Com uma abordagem precisa, o autor descreve o processo de desumanização dos espaços urbanos e de seus habitantes em quatro partes do livro: “Gente”, “Bichos”, “Ruas” e “Caos”. Entretanto, ele também pontua essas reflexões com momentos líricos e existenciais, transmitindo sentimentos de amor e esperança.

Considerando a unidade temática e o projeto gráfico-visual arrojado, “Outras Urbanas” destaca-se como uma das obras mais criativas e instigantes da poesia contemporânea. Jorge Ventura, seguindo a estética dissonante dos poetas modernos, como Charles Baudelaire, continua a moldar seu próprio caminho, trazendo novas perspectivas para a literatura.

Jorge Ventura é um escritor multifacetado, roteirista, editor, ator, jornalista e publicitário. Com 10 livros publicados, participação em diversas coletâneas e antologias nacionais e estr

angeiras, ele é presidente da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro), vice-presidente da ABLAP (Academia Brasileira de Letras e Artes pela Paz), titular do Pen Clube do Brasil, membro diretor da UBE – RJ (União Brasileira de Escritores) e um dos integrantes do grupo Poesia Simplesmente. Seus poemas já receberam prêmios tanto no cenário nacional quanto internacional, e suas obras foram traduzidas para vários idiomas. Jorge Ventura também é sócio proprietário das editoras Ventura Editora e Editora Iniciatta.

Para saber mais sobre o autor e suas obras, siga-o no Instagram: @jorgeventura4758.

marramaqueadmin