Instituto Cervantes exibe ciclo de curtas LGBTQIA+ sobre infâncias
O Instituto Cervantes, em parceria com o Festival FanCineQueer, apresenta um ciclo de curtas-metragens que exploram a vida de crianças e jovens LGBTQIA+ em diferentes contextos.
O ciclo “FanCineQueer: Infâncias” acontece nos dias 5 e 10 de julho no Auditório do Instituto Cervantes, em Botafogo, com entrada gratuita mediante reserva no Sympla. A programação faz parte do RIO LGBTQIA+ 2024 – 13º Festival Internacional de Cinema, que acontece de 4 a 10 de julho no CCBB RJ e Instituto Cervantes RJ.
A programação inclui sete curtas-metragens de diferentes países, como Espanha e Argentina, que abordam temas como a busca pela identidade, a vulnerabilidade social e a importância da aceitação.
O artista visual Dante, conhecido por seu trabalho com bonecos e esculturas para teatro, TV e cinema, estará presente nas duas sessões para apresentar o ciclo e moderar um debate com o público sobre os temas abordados nas obras.
Entre os curtas selecionados estão “Cocodrilo” (2019), vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da 22ª edição do FanCineQueer, e “Cristiano” (2021), vencedor do prêmio do 25º aniversário do festival.
O ciclo “FanCineQueer: Infâncias” oferece uma oportunidade única de discutir a diversidade e a inclusão através do cinema, promovendo o diálogo e a reflexão sobre a realidade de crianças e jovens LGBTQIA+.