A mostra sobre línguas indígenas no Centro Cultural Vale Maranhão
A capital maranhense, São Luís, será palco da exposição itinerante Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que destaca as línguas indígenas do Brasil. A exposição, realizada pelo Museu da Língua Portuguesa em parceria com o Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), estará aberta ao público de 10 de agosto a 22 de novembro de 2024. Esta edição contará com peças inéditas de acervos locais, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
Novidades exclusivas da exposição em São Luís
A versão maranhense da exposição trará itens exclusivos do acervo do Centro de Pesquisa e História Natural e Arqueologia do Maranhão, incluindo uma vasilha de cerâmica com decoração interna e machados semilunares, ambos de tradição tupi-guarani. Além disso, artefatos do Museu Casa de Nhozinho e do próprio CCVM, como maracás e buzinas indígenas, estarão em destaque.
Uma imersão na cultura e memória indígena
Curada pela artista indígena Daiara Tukano e com cocuradoria da antropóloga Majoí Gongora, a exposição propõe um mergulho na história, memória e realidade atual das línguas indígenas no Brasil. Com objetos etnográficos, arqueológicos, instalações audiovisuais e obras de arte, a mostra oferece uma visão única dos territórios, memórias e identidades dos povos originários.
A importância da preservação das línguas indígenas
A exposição destaca a urgência da preservação das línguas indígenas, uma vez que mais de 150 línguas são faladas no Brasil por 267 povos. A iniciativa faz parte da Década Internacional das Línguas Indígenas, promovida pela UNESCO, e busca conscientizar o público sobre a diversidade linguística e cultural dos povos indígenas brasileiros.
Programação e acesso gratuito
O público poderá visitar a exposição gratuitamente de terça a sábado, das 10h às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão. A abertura oficial ocorrerá no dia 10 de agosto de 2024, às 19h, durante o Festival de Músicas Indígenas Indígenas.BR.