Exposição “Baía de Vitória” propõe novos olhares sobre a cidade
A exposição “Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis” está aberta ao público no Armazém 5 do Porto de Vitória e pode ser visitada até 7 de dezembro. A mostra gratuita reúne 15 artistas com obras que exploram maneiras de reimaginar a Baía de Vitória a partir da arte, da história e da relação entre pessoas e natureza.
Organizada pelo Studio DAUS, a exposição foi inaugurada na quinta-feira (30) e apresenta trabalhos selecionados por chamada pública, analisados por um júri composto por Napê Rocha, Clara Pignaton e Mara Pereira. O projeto busca criar um território de imaginação compartilhada, estimulando o público a perceber o presente e imaginar futuros possíveis para a baía.
Exposição reúne 15 artistas e múltiplas visões da Baía de Vitória
Entre os artistas participantes estão Amaná, Ana Luzes, Carla Désirée, Farley José, Gabriela Gaia, Ione Reis, Jaíne Muniz, Jenni Prélio, Jessica Barcellos, João Cóser, Juliana Almeida, Julio Tigre com Victor Monteiro, Natan Dias, Rick Rodrigues e Yuriê Perazzini. Suas obras abrangem diferentes linguagens e abordagens, indo da pintura e instalação à experimentação sonora e audiovisual.
Além da mostra principal, o espaço “Reimaginar a Baía de Vitória” apresenta trabalhos desenvolvidos por estudantes de escolas públicas da Grande Vitória. As atividades educativas envolveram alunos das escolas dos Palmares (Serra), Cristo Rei (Cariacica), Godofredo Schneider (Vila Velha) e Maria Ortiz (Vitória), que refletiram sobre o significado da baía em suas vidas e comunidades.
Projeto une arte, educação e memória portuária
O visitante também pode assistir a uma websérie que investiga as transformações da Baía de Vitória ao longo das décadas e conhecer informações históricas sobre a relação entre o porto e a cidade. A curadoria e coordenação geral são assinadas pela arquiteta Angela Gomes, do Studio DAUS.
O projeto tem patrocínio da EDP, apoio institucional da Vports e realização da Secretaria da Cultura (Secult-ES), por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
