- O que a motivou a escrever “Jogue Luz”? Qual a história por trás da escolha do título e do número 101?
Em 2021 a ideia deste livro chegou em meu coração através dos inúmeros feedbacks diários que eu recebia de seguidores no Instagram referente às frases de reflexão que eu escrevia e postava. Certa manhã, Deus mandou a confirmação através de uma seguidora que me disse: “Mari, junta todas as suas frases em um livro para que a gente possa levar na bolsa e ter sempre perto de nós as tuas palavras”. Dois anos precisaram se passar até que eu estivesse pronta para escrever o DEVOCIONAL JOGUE LUZ que, ao final, se tornou uma ferramenta de transformação humana.
Sobre a escolha do 101 foi absolutamente intuitiva. Eu não queria um livro longo (o Jogue Luz tem 238 páginas) então pensei no número 100 que é simpático e o sinto muito positivo, porém dentro deste processo criativo eu pensei no 1 para que ele representasse o TRANSBORDO, uma vez que só prospera quem transborda e essa é a promessa do Jogue Luz. Ou seja, se 100 é bom, 101 é muito melhor. Tempos depois, ao buscar o significado deste número, descobri que ele é altamente espiritual.
- Como foi a experiência de transformar sua jornada de fé e superação em um livro devocional? Qual o maior desafio que você enfrentou durante a escrita?
O Jogue Luz foi escrito em três meses, o que é surpreendente, mas fui treinada durante vinte e seis anos para conseguir escrevê-lo em três meses. A experiência foi arrebatadora, apesar de inúmeras madrugadas acordadas, abri mão de tantos finais de semana com minha família, mas estava altamente motivada por saber que aquilo que eu estava criando iria mudar muitas vidas. Deus presente o tempo todo, em cada linha, cada vírgula. Além disso, eu tenho uma editora maravilhosa, a Format Editora passou comigo – por cada fase deste processo – com sua equipe sensível e motivadora, o tempo inteiro.
- A quem se destina o livro? Qual mensagem você espera transmitir aos seus leitores?
É UM LIVRO PARA TODOS, porém, creio que para pessoas à partir dos trinta anos de idade – quando já experimentamos um pouco desta vida, passando por experiências importantes e comuns – irão se identificar o tempo todo – é um livro sobre como FAZER ESTA JORNADA HUMANA NA TERRA SER LEVE, FELIZ E SE APAIXONAR TODOS OS DIAS PELA VIDA.
Ele é um livro que carrega uma sabedoria de vida extraordinária, inspirado em minha história de vida – uma história de muita luta para sobreviver desde os dezenove anos com a descoberta de um câncer (leucemia linfocítica aguda) em estágio muito avançado, milagres de Deus que, por três vezes, me deu a chance de viver.
Muita dor durante vinte e seis anos que foi transformada em amor e que, hoje, compartilho com o mundo ajudando neste despertar da fé, coragem, força e valorização à dádiva de viver. Saliento, todo jovem deveria ler para conhecer desde cedo os caminhos da prosperidade e não cometer erros que são possíveis de serem evitados, mas principalmente vivendo com SENTIDO DE VIDA.
4. O que torna “Jogue Luz” diferente de outros livros devocionais? Quais os principais elementos que o tornam especial?
A expressão “JOGUE LUZ” já é um convite a algum movimento, a uma ação, percebe? Então ele não é apenas um livro de reflexões, pois cada um dos 101 Raios de Luz (a reflexão) é acompanhada no final de um versículo bíblico que vem para reforçar e atestar o que estou conversando com o leitor e o JOGUE LUZ entra quando dou um direcionamento de como aplicar na prática aquilo que acabamos de refletir, ou seja…..para cada reflexão um caminho e direção apontada para o leito agir.
5. Como você espera que este livro impacte a vida das pessoas? Quais mudanças você acredita que ele pode gerar?
A humanidade nunca esteve tão sedenta e carente de sentido de vida, somos a geração mais depressiva e ansiosa que já existiu….então, o JOGUE LUZ vem como um bálsamo de direcionamento, elevação da saúde mental, desenvolvimento e fortalecimento da sua gestão emocional e espiritualidade. O leitor pode se preparar para um e arrebatador olhar para vida e conexão com o divino.
6. Quais são os principais temas abordados em “Jogue Luz”? Como você conecta a espiritualidade com a prosperidade na vida?
Impossível prosperar sem ser uma pessoa espiritualizada – a prosperidade começa na alma e não tem relação direta com o dinheiro, ou seja, você pode ser rico e não ser prospero, mas toda pessoa próspera tem uma vida financeira tranquila.
SOMENTE A ESPIRITUALIDADE ENTREGA O “SENTIDO DA VIDA” e sendo assim, a espiritualidade entrega a prosperidade. Você vai agir, se comportar e pensar diferente….logo se tornará mais humano e próspero.
Os temas são diversos e comuns a todos nós, estão em nossas vidas, na rotina e na forma como lidamos e enfrentamos o mundo: relacionamentos, negócios, sabedoria, fé, conexão com Deus, propósito de vida, resiliência, esperança, servir ao próximo, despertar da coragem e força, como lidar com ansiedade…enfim….é um retorno à própria vida e um desenho para o futuro de um quem sabe “novo ser”.
7. Quais são as principais mensagens que você deseja transmitir através do livro?
Quem me acompanha sabe que minha mensagem tem três pilares fortíssimos que me trouxeram viva até aqui: fé, coragem e conexão com Deus e tenho certeza que muitas caixinhas de tarja preta deixarão de ser abertas quando o leitor abrir o JOGUE LUZ e encontrar sentido de vida.
8. O livro oferece alguma prática ou exercício para que o leitor possa aplicar o conteúdo no dia a dia?
JOGAR LUZ representa ação e é isso que a cada Raio de Luz (reflexão) eu convido o leitor a uma ação pequena e simples, mas que terá um resultado muito positivo rumo a prosperidade.
9. Como sua experiência com o câncer influenciou a escrita deste livro e a forma como você aborda temas como resiliência e esperança?
A minha história de vida foi pautada por resiliência e esperança de que Deus – nem nos meus maiores desertos – me abandou, ao contrário, Ele me treinou durante vinte e seis anos para que eu cumprisse a missão que Ele planejou para mim. Nunca reclamei, aliás nunca reclamo das dores físicas e doença que até hoje carrego, pois só há gratidão por tanto aprendizado. Meus dois livros carregam toda essa essência de luta, fé e resiliência que ao atravessarmos nossos desertos somos recompensados.
10. O que você espera do lançamento do livro? Quais são suas expectativas para este evento?
A melhor expectativa possível, pois este livro está tão abençoado que já vendemos mais de trezentos exemplares com zero divulgação em mídia e sites de vendas. Mas a certeza que o JOGUE LUZ chegará nas mãos certas vem a direção que Deus põe em minha vida e este livro que está dedicado a Ele terá seu movimento natural para tocar milhares de vidas. Que assim seja. Amém.
11. Quais são seus próximos projetos? Pretende continuar escrevendo sobre temas relacionados à espiritualidade e desenvolvimento pessoal?
Sempre e para sempre ☺ Eu tenho muitas frentes de trabalhos como, palestras, treinamentos, mentorias, cursos online, imersões, livros e TODOS convertem para um único propósito: ser luz na vida das pessoas ajudando-as a crescerem, se desenvolverem emocionalmente e espiritualmente – seja dentro das organizações ou na vida pessoal.
12. Qual mensagem você gostaria de deixar para os seus leitores?
“A vida não é sobre aquilo que me acontece, é sobre aquilo que eu faço com aquilo que me acontece” e jamais esqueça: apenas faça sua parte com diligência e fé sem jamais desistir que Deus que lhe acompanhará e agirá na hora perfeita e a recompensa de filho obediente e crédulo sempre vira.
13. Como a pandemia de COVID-19 impactou sua vida e sua visão sobre a espiritualidade?
Eu desenvolvi ao logo de vinte e seis anos uma mentalidade muito resiliente e forte, então a pandemia só veio nos alertar e despertar muitas pessoas para o real e verdadeiro sentido de vida que não está naquilo que temos (matéria) e sim naquilo que SOMOS (essência e sentido). Um grande aviso que muitos já se esqueceram, visto a turbulência que estamos vivendo neste mundo caótico.
14. Qual o papel da espiritualidade em um mundo cada vez mais desafiador e incerto?
Vou apenas escrever algumas palavras aqui e você me diz como seria o mundo se nós humanos fossemos assim e terás a resposta desta pergunta ☺
Se fossemos mais: RESPEITOSOS, MENOS JULGADORES, SERVIR E AJUDAR MAIS O PRÓXIMO, BONDOSOS, CARIDOSOS, EMPÁTICOS, FACILIDADE PARA PERDOAR, NÃO SE VINGAR, AMAR MAIS, SORRIR MAIS, ACOLHER MAIS, SERMOS SÁBIOS EM ATITUDES E COMPORTAMENTOS – em que mundo estaríamos vivendo?
15. Qual mensagem de esperança você gostaria de transmitir às pessoas neste momento?
Mateus 26:41 “Orai e Vigiai” – esteja atento e administre suas emoções tomando posse do comando da sua mente e não a deixe escapar tanto para o passado (depressão) e tanto para futuro (ansiedade). Creia em Deus e entregue nas mãos Dele depois que você fez o seu melhor. Minha vida é assim: UM PASSO EU. UM PASSO DEUS. Eis um dos belos segredos da vida.
16. Qual o papel da fé na sua vida? Como ela te ajuda a enfrentar os desafios?
Hoje tenho quarenta e seis anos e minha vida que era para ter encerrado aos dezenove anos, por duas vezes, e depois encerrado aos trinta e nove anos foi sempre a Fé e a minha relação íntima e próxima com Deus que me salvou. A medicina com um papel fundamental, mas a fé com um papel decisivo.
17. Qual a importância da gratidão para o desenvolvimento pessoal e espiritual?
O último Raio de Luz o 101 foi escrito pela minha filha de 9 anos e o tema que ela escolheu foi “O AMOR COMO FORMA DE GRATIDÃO”.
Infelizmente esta palavra tornou-se saturada e perdeu seu real valor. É pronunciada da boca para forma (gratidão passiva) e não da alma/coração para fora (gratidão ativa). A neurociência já nos provou o impacto altamente positivo no organismo das pessoas que vivem com senso de gratidão verdadeiro. É imprescindível, mas só vive a gratidão quem dá valor às coisas certas nesta vida.
18. Como você concilia sua fé com a ciência?
É como a razão e a emoção andarem de mãos dadas – desafiador.
Meu esposo é médico e passou comigo por todas provações dolorosas que passei desde os dezenove anos. Lembro que meus médicos, até hoje, valorizam e ficam felizes com o alto nível de fé que tenho, pois isso os ajudou demais nos tratamentos, pois creio que sempre dará certo e passaremos de cabeça erguida e sorrisos nos lábios por tudo que for preciso. Pergunte a qualquer médico se ele prefere tratar um paciente com muita fé ou um paciente com pouca fé?
As chances de sucesso em qualquer tratamento médico aumentam significativamente quando o paciente crê que tudo dará certo e confia tanto em Deus quanto na ciência.
19. Qual a sua opinião sobre a importância da comunidade em nossa jornada espiritual?
Gênesis 3:19 “Do pó viemos e ao pó voltaremos” esta existência, esta jornada só terá valido a pena para aqueles que viveram com sentido de vida e deixaram um legado deixando este mundo um lugar melhor para se viver, o restante veio passear.
Em minhas palestras eu sempre tenho um vidro com pó de café dentro para que as pessoas, definitivamente, entendam como acabaremos e se perguntem: “o que verdadeiramente fez a minha vida valer a pena”?
A mais comum de todas respostas é: o amor e o sentido.