Performance de Edith Derdyk na exposição “ALFABETO DA RETA”

Performance de Edith Derdyk na exposição “ALFABETO DA RETA”
Exposição Alfabeto da Reta - Edith Derdyk. Local: Centro Cultural Maria Antonia da USP, prédio Joaquim Nabuco. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Exposição problematiza as conjugações entre a atividade fabril e a artesanal

Como parte da programação da mostra “ALFABETO DA RETA”, acontece uma ativação da obra pelo grupo na qual a artista visual Edith Derdyk faz parte – Bookscapes, junto ao vídeo artista Rodrigo Gontijo e o compositor Dudu Tsuda, contemplando 3 apresentações ao vivo interagindo com a obra em si, através de ações performativas envolvendo desenho e manipulação de imagens no modo live cinema – cinema ao vivo, dias 13 (às 17h) e 14 setembro de 2024 (às 11h e às 16h) no Centro MariAntonia – Prédio Joaquim Nabuco, na Vila Buarque, em São Paulo. A visitação da mostra segue até o dia 22 de setembro de 2024.

ALFABETO DA RETA é um projeto expositivo que tem, como ponto de partida, uma pesquisa sobre a Geometria Descritiva desenvolvida por Gaspard Monge, final do século XVIII: um sistema de desenho projetivo que embasou o desenho técnico para efeito da produção industrial, provocando um impacto no desenvolvimento tecnológico na época da Revolução Industrial, por facilitar a visualização de objetos fabricados e sua sistematização.

Edith Derdyk especula sobre os métodos de representação de ‘operações gráficas maquínicas’, frutos da abstração mental calcada na observação do real, facilitando a reprodução massiva de objetos industriais e a produção dos artefatos e suas problematizações com o tempo da costura manual e artesanal estabelecendo uma conversa entre a atividade artesanal fabril e atividade industrial febril. A exposição também alude, por decorrência, ao uso das fontes de energia primária que sustentam os modos de produção industrial, refletindo sobre a intensa exploração dos recursos naturais. A presença do carvão – fóssil antigo e fonte de energia não renovável, o motor da produção industrial de nossa história civilizatória -, sinaliza a problemática das fontes de energia naturais.

Com ensaio crítico de Sylvia Werneck, o projeto se desdobra em diversas frentes e linguagens: a instalação-site specific ALFABETO DA RETA; a série ÉPURA, conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais; um objeto escultórico, ROTA DE COLISÃO que alude ao uso do combustível fóssil (carvão); 1 livro de mesa acompanhado de 3 impressões (60X4 metros) chamado ROTAÇÃO, um livro de artista, LINHA DE TERRA, impresso em serigrafia com tiragem de 100 exemplares.

“Quando estava desenvolvendo as peças da série ÉPURA (conjunto de costuras realizadas industrialmente com intervenções manuais), percebi que a máquina não é tão objetiva assim: a mesma imagem é interpretada diferentemente em cada máquina, gerando resultados totalmente distintos”, afirma Edith sobre o processo criativo.

Sobre a artista

Edith Derdyk tem realizado exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil(Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia).

Prêmios, bolsas, residências: 2023_ Edital ProAC 21/2023_ Literatura / Realização e Publicação de Obra Inédita de Não-Ficção; Edital ProAC no 12/2023 Exposição Inédita; 2022_ Pollock Krasner Foundation prêmio de pesquisa; Fun2019. LabVerde_Imersão Artística no Amazonas; 2018. Edital Fundação Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital ProAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais; 2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990 Bolsa Fiat_Artes Visuais.

Autora de livros: O corpo da Linha, Edições Relicário (no prelo); Da língua e dos dentes_Ed.Urutau; A pesar, a pedra_Ed.Patuá; Edith Derdyk-1997/2017_Edições A; Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas (organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linhas de Horizonte_Ed.Escuta; Linha de Costura_C/Arte; Formas de pensar o desenho_Ed.Panda entre outros. Autora /ilustradora de vários livros infantis (Todo mundo tem_Ed.Hedra; Rato_Ed.Cosac&Naify, coleção Folia de Papel_Ed.Jujuba, O colecionador de palavras_Ed.34; Fábulas.Alegorias.Adivinhações_Ed.SM; Coisa com Coisa_Ed.Move e outros) e letrista de algumas canções do Palavra Cantada(Pomar, Ora Bolas, Rato, O que é o que é, Trilhares e outras) e parceira do espetáculo Catopleia –alegorias musicais, com Luz Marina (letras e concepção visual).

Atualmente coordena a Pós Graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação” na A Casa Tombada. Para acessar o trabalho da artista: https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk http://cargocollective.com/edithderdyk

Sobre a curadora

Sylvia Werneck é crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e professora, especializada em arte contemporânea, sobretudo da América Latina. É membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista Artnexus e colunista da Revista babEL. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Mackenzie, tem especialização em Estudos de Museus de Arte (MAC-USP, 2004), mestrado em Estética e História da Arte (PGEHA-USP, 2007), doutorado em Integração da América Latina – Comunicação e Cultura (Prolam-USP, 2013). Faz curadorias em museus e espaços culturais desde 2008, foi professora universitária e parecerista de diferentes editais e projetos de artes visuais, ministra cursos livres e conduz mentorias para artistas em instituições e espaços culturais independentes. Integra o corpo curatorial do Lux Espaço de Arte, escreve independentemente para diferentes publicações e assina textos em catálogos de exposições. Atua como parecerista de revistas acadêmicas e participa de júris de premiações, seminários e congressos. Autora do livro “De dentro para fora – a memória do local no mundo global” (Ed. Zouk, 2011) contemplado pelo I Prêmio para publicações sobre arte em língua estrangeira da Fundação Bienal de São Paulo.

Sobre o espaço

Centro MariAntonia da USP é uma instituição cultural que atua como espaço de extensão e democratização ao acesso das correntes de pesquisa interdisciplinar da Universidade de São Paulo e que viabiliza o fomento da arte em meio a cena cultural de São Paulo.

A programação do MariAntonia oferece cursos de difusão, exposições, palestras, lançamentos de livros e eventos que fomentam o pensamento crítico ao tematizar os direitos humanos, a ciência e a produção do conhecimento.
Além dessas atividades, há, as programações do Teatro da USP (Tusp) e os programas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. A sala de cinema Carlos Reichenbach abriga programação própria de mostras e estreias gratuitas de filmes e, em parceria com o Cinusp, a programação aos finais de semana.

Tombado em 1988 pelo Condephaat e inaugurado como centro de cultura em 1993, esse espaço é um patrimônio histórico que dedica-se à preservação da memória coletiva ao representar os marcos da resistência à ditadura militar brasileira e da luta pela democracia.

Atualmente, o conjunto é formado por dois edifícios localizados na Rua Maria Antônia, bairro Vila Buarque, centro da cidade de São Paulo: o edifício Joaquim Nabuco localizado no número 258 e o edifício Rui Barbosa no número 294, construídos na década de 1930 para abrigar o antigo colégio Liceu Nacional Rio Branco. Em 1949 a Universidade de São Paulo tomou posse de três edifícios do antigo Liceu, esses dois atuais e outro na Rua Dr. Vila Nova, onde passou a funcionar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) e a Faculdade de Ciências Econômicas e Administração (FCEA), respectivamente.

SERVIÇO RÁPIDO

exposição “ALFABETO DA RETA” de Edith Derdyk
ensaio crítico: Sylvia Werneck
o quê: instalação-site specific, trabalhos costurados, objeto escultórico, livro de artista, impressões fine art. performance videográfica, livro de artista

ativação com grupo Bookscapes (Edith Derdyk, Rodrigo Gontijo e Dudu Tsuda): 13 e 14 setembro de 2024 (sexta-feira,  às 17h e sábado, às 11h e às 16h)

visitação: prorrogada até 22 de setembro de 2024
terça a domingo, e feriados, das 10h às 18h

local: Centro MariAntonia da USP – Prédio Joaquim Nabuco
rua maria antônia, 258
vila buarque – são paulo – sp 01222-010
tel: (11) 3123-5200 / 5202
valor: gratuito
metrô: Higienópolis-Mackenzie (Linha 4–Amarela)
Santa Cecília (L3 – vermelha)
site: http://www.mariantonia.prceu.usp.br

redes sociais

Edith Derdyk @edithderdyk
Sylvia Werneck @sylwerneck
Rodrigo Gontijo @rodzgontijo
Dudu Tsuda @dudutsuda
Centro MariAntonia da USP @mariantoniausp

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