Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Canal Brasil exibe mostra especial em homenagem a Leon Hirszman, nesta quinta, 15 - Marramaque

Canal Brasil exibe mostra especial em homenagem a Leon Hirszman, nesta quinta, 15

Canal Brasil exibe mostra especial em homenagem a Leon Hirszman, nesta quinta, 15

Leon Hirszman foi um dos principais cineastas do Cinema Novo Brasileiro. Conhecido por filmes de cunho político e com identidade e linguagem marcantes, o artista nos deixou no dia 15 de setembro de 1987. Para homenageá-lo, o Canal Brasil exibe nesta quinta, dia 15, a partir das 14h15, uma mostra especial de dois filmes dirigidos e escritos pelo artista. 

O primeiro filme é “São Bernardo”, de 1972, inspirado no livro de mesmo nome de Graciliano Ramos. O longa conta a história de Paulo Honório, sertanejo de origem humilde, que enriquece após assumir o controle de uma fazenda. Porém, na busca por um herdeiro, se casa com a professora Madalena, que diverge politicamente de Paulo. A partir daí, as diferenças entre o casal começam a se acentuar. 

O segundo filme é “Eles Não Usam Black Tie”, de 1981. No longa, com Fernanda Montenegro no elenco, um movimento grevista começa na empresa do operário Tião que está prestes a se casar e ter um filho. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes.

Brasiliense, Leon Hirszman colaborou na produção de mais de 20 obras, assumindo por muita das vezes o papel de diretor e roteirista de longas e curtas-metragens. Assina filmes como “Garota de Ipanema”, “Que País É Este?” e “Carnaval do Povo”. Seu engajamento político fez com que se tornasse um dos principais nomes do Cinema Novo Brasileiro, movimento que visava criticar a desigualdade social e racial do país durante as décadas de 1960 e 1970. 

Canal Brasil – Mostra Mostra Leon Hirszaman

São Bernardo” (1973) (113´)

Quinta-feira, 15 de setembro, às 14h15

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Paulo Honório(Othon Bastos), um sertanejo de origem pobre que, em uma empreitada financeira, se torna dono da decadente fazenda de São Bernardo em Viçosa, Alagoas. Determinado a fazer fortuna e ascender socialmente ele recupera a fazenda, consegue entrar para a economia rural e casa-se com a professora da cidade, Madalena (Isabel Ribeiro). Os problemas começam quando as diferenças de Paulo e sua esposa se acentuam. 

Eles Não Usam Black Tie” (1981) (134´)

Mostra Leon Hirszaman

Quinta-feira, 15 de setembro, às 16h10

Direção: Leon Hirszaman

Sinopse: Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem casar-se ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai, Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar.

marramaqueadmin