A peça O Canto de Ayumi e o espetáculo de dança Outros Olhares apresentam elenco de artistas com deficiência e síndromes variadas no dia 21 de setembro
Em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no Brasil desde 2005, a Associação Fernanda Bianchini apresentará dois espetáculos sequenciais e gratuitos no próximo dia 21 de setembro, quarta-feira, a partir das 18h no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.
A Cia de Teatro adulto da Associação Fernanda Bianchini abre a noite com O Canto de Ayumi no palco da Sala Paschoal Carlos Magno. A peça, original da cia, apresenta a jornada de maturação da jovem Ayumi, escolhida para cantar na formatura do colégio, mas que precisa antes enfrentar os seus próprios medos.
Ayumi será colocada à prova em uma viagem pela terra encantada de Miracula. Comédia, drama, canto e dança compõem esta história baseada em clássicos da literatura fantástica como “A História sem fim”, “O Labirinto do Fauno” e “Alice no País das Maravilhas”.
Na sequência, sobe ao palco a Cia Ballet de Cegos com o espetáculo Outros Olhares. O entendimento desse espetáculo se dá através do olhar de quem o assiste. Um trabalho abrangente, reunindo várias modalidades de dança, nos mostra o quanto o ser humano é capaz de realizar aquilo que se propõe, ou o que busca de alguma forma.
Durante todo o espetáculo, apresentado por um elenco de bailarinos com deficiências visuais, o som e o uso de bengalas de condução permitem a real mobilização dos artistas pelo palco, criando um espetáculo que verdadeiramente nos mostra o quanto somos capazes de nos entregar a aquilo que realmente gostamos de fazer, existir, viver e dançar.
“Somos um país com mais de 12 milhões de pessoas com alguma deficiência física ou intelectual, ou seja, quase 7% da população, de acordo com dados do IBGE, por isso a arte tem um papel fundamental como espaço de inclusão”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. “O movimento de acessibilidade é muito importante para o público, mas é fundamental e necessário para o artista com deficiência. Mais uma vez o Teatro Sérgio Cardoso abre suas portas para celebrar a diversidade dos nossos artistas”, conclui.
SERVIÇO
Data: 21 de setembro de 2022, quarta-feira, a partir das 18h
Local: Sala Paschoal Carlos Magno – Teatro Sérgio Cardoso
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP – CEP 01326-010
Classificação Etária: Livre
Duração de cada espetáculo: 50 minutos
Realização: Associação Fernanda Bianchini
Entrada: Gratuita
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança, peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma #CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar com acessibilidade oito pessoas na sala Nydia Licia, 827 na sala Paschoal Magno 149 pessoas são comportadas no hall de entrada, onde também acontecem apresentações e aulas de dança.
Em junho deste ano, mais uma vez o Teatro inova e lança o Teatro Sérgio Cardoso Digital. Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro de forma inédita da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
O CANTO DE AYUMI
Horário: 18h
Elenco: Beatriz Conceição / Cacau / Cajú / Cintia Domingues / Claudia Batista / Gabriel Carvalho / Gi Zuttion / Paula Kevilin / Jaymax / José Danuzio / Lena Celoto / Lírio / Margarete Jardim / Mari Mayumi / Nani Machado / Neide Rochman / Rita Amaral / Salys / Sofia Princesa / Sônia Regina / Tate Santana / Zilda Lilás
Ficha técnica
Texto e direção: Mariana Chiuso
Assistentes de direção: Arthur Baldim e Bea Albuquerque
Supervisão Artística: César Albuquerque
Coordenação Pedagógica: Márcia Bueno
Trilha sonora original: Marcela Trevisani e Mariana Chiuso
Cenário: Ateliê AFB Figurinos
Produção: Equipe AFB
Direção geral: Fernanda Bianchini
ESPETÁCULO OUTROS OLHARES
Horário: 19h
Elenco: Adriana Moreti / Aldenice Moreira / Aldenir Moreira / Alexsandro Rodrigues / Aline Lopes / Camilo / Carolina Vitória / Cíntia Domingues / Jessica Lacerda / Gabriel Domingues / Gisele / Isabel Sampaio / Márcia Danielle / Margarete Jardim / Mariane Mayumi / Paloma Varjão / Ruth Silva / Vinicius Longuinho / Viviane Garcia
Sequência
1- Flores
2 – Hip Hop
3 – O amor constrói
4 – Samba
5 – Reconectando
6 – Trois do lago
7 – Pas de deux de Copelia
8 – Dança do Ventre
9 – Despertar
10 – Olhando para as Estrelas
Ficha técnica
Direção Geral: Fernanda Bianchini
Direção artística: Cesar Albuquerque
Coordenação Pedagógica: Marcia Bueno
Equipe técnica: equipe do Teatro Sérgio Cardoso
Produção: Bianca Luiza, Elaine de Lutis, Robson Luna
Administrativo: Damaris Ferreira, Elaine de Lutis, Leandro da Silva e Rita Ferreira
Foto e Filmagem: Angel Produções
Coreografias: professores da AFB e convidados
Cenário: AFB