ANDRÉ MARQUES APRESENTA O SHOW ‘FORRÓ DE PIANO’ NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA
APRESENTAÇÃO DO MÚSICO ACONTECE NO DIA 16 DE OUTUBRO, DOMINGO, ÀS 11H
O show ‘Forró de Piano’ de André Marques acontece no Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, no dia 16 de outubro, domingo, a partir das 11h. A apresentação contará com um repertório repleto de clássicos, como “Eu só quero um xodó” de Dominguinhos e Anastácia e “O canto da ema” de Ayres Viana, Alventino Cavalcanti e João do Vale. O concerto é uma parceria do MCB com a Borandá Produções e o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Em seus 25 anos de carreira, André Marques sempre se dedicou à pesquisa dos ritmos brasileiros. Sendo ao lado de Hermeto Pascoal (com quem toca desde 1994), ou a frente de seus grupos Trio Curupira e Vintena Brasileira.
André também faz um trabalho de investigação que resultou, ao lado dos músicos de seu sexteto, o método “Linguagem rítmica e melódica dos ritmos brasileiros”.
Incentivado por todo esse trabalho, André Marques idealizou o CD e show “Forró de piano”, adaptando a linguagem de um de seus ritmos favoritos para o piano solo, com releituras mais contemporâneas, mas sem perder a essência da linguagem do Forró. Ademais, com esse show, André Marques volta a se apresentar sozinho ao piano, o que não fazia desde 2009, quando lançou seu primeiro CD de piano solo, chamado “SOLO”.
Confira o repertório da apresentação:
Eu só quero um xodó – (Dominguinhos/Anastácia)
O canto da ema – (Ayres Viana/Alventino Cavalcanti/João do Vale)
Qui nem jiló – (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)
Sabiá – (Luiz Gonzaga/Zé Dantas)
Acauã – (Zé Dantas)
Lôro – (Egberto Gismonti)
Escuta meu piano – (Hermeto Pascoal)
Festa em Olinda – (Toninho Horta);
Forrozinho nº 1 – (André Marques)
Forrozinho nº 3 – (André Marques)
SERVIÇO:
Música no MCB | André Marques — Show Forró de piano
Data: 16 de outubro, domingo
Horário: 11h
Entrada: R$ 20,00 | R$ 10,00 (meia-entrada)
Local: terraço do Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2.705 — Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô.
Realização: MCB, Borandá Produções e o Programa de Ação Cultural (ProAC).
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.