Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
AFROFUTURISMO E PROTAGONISMO NEGRO NAS TELAS DO FESTIVAL DO RIO - Marramaque

AFROFUTURISMO E PROTAGONISMO NEGRO NAS TELAS DO FESTIVAL DO RIO

AFROFUTURISMO E PROTAGONISMO NEGRO NAS TELAS DO FESTIVAL DO RIO

Cineasta estreia filme no Festival do Rio neste fim de semana.  O documentário foi selecionado para o Première Brasil, mostra principal do evento.

O filme “Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara”, do roteirista e diretor carioca Wagner Novais, estreia na próxima sexta-feira (07/10), no maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio, e está concorrendo ao troféu redentor na categoria Curta, do Première Brasil. A 24ª edição do evento, considerado uma das principais mostras de cinema e uma das maiores vitrines brasileiras, acontece entre os dias 6 e 16 de outubro.

“A obra narra a história de uma jovem viajante do tempo que reúne dados para a criação de uma mitologia afrodiaspórica, uma produção afrofuturista que busca recriar o passado, transformar o presente e projetar o futuro do ponto de vista negro.”  explica o diretor. 

O filme também é um ensaio sobre o que é narrativa e conta com a participação de personagens importantes do movimento negro: Renato Noguera (escritor e filósofo), Mãe Celina de Xangô (Yalorixá e Presidente do Centro Cultural Pequena África), Monica Lima (Professora de História da África da UFRJ),  Helena Theodoro (filósofa e pós-doutora em história comparada)  e Dandara Suburbana (ativista e historiadora).

A primeira exibição será dia 7 de outubro, às 20h45, no Estação Gávea, dentro do Shopping da Gávea. Uma segunda sessão também está na agenda e será no Estação Net Rio, no sábado, dia 08, às 19h, em Botafogo. A Première Brasil também realiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e oferece ao público o privilégio do voto popular para escolha de melhor filme de ficção, melhor documentário e melhor curta.  A exibição do filme “Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara” antecede o longa Três Tigres Tristes, de Gustavo Vinagre.

Entre longas e curtas, serão mais de 70 produções brasileiras exibidas no Première Brasil. As metragens são divididas em mostras competitivas com a Competição Oficial e a Competição Novos Rumos, e as mostras especiais: Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.

É através do voto popular a escolha do melhor filme de ficção, o melhor documentário e o melhor curta. O festival será exibido em diversas salas de cinema da capital fluminense e seu principal objetivo é tornar os filmes mais acessíveis e conhecidos pelo público brasileiro.

________________________________________

Serviço: Lançamento do  Filme “Caminhos Afro Diaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara”

Classificação: Livre

Gênero: Documentário

Tempo: 20 minutos

Assessoria de imprensa: Juliana Portella <julianaportellas@gmail.com>

(21) 98200-9208 | IROKO Produções e assessoria 

Mais informações e link para venda de ingressos: https://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/caminhos-afrodiasporicos-pelo-reconcavo-da-guanabara#prettyPhoto

marramaqueadmin