‘Aconteceu em Copacabana’ homenageia Copacabana

‘Aconteceu em Copacabana’ homenageia Copacabana

Sucesso de vendas, ‘Aconteceu em Copacabana’, de Adriana Sussekind, pela Luva Editora, traz 41 contos/crônicas curtos que homenageiam Copacabana, colocando-a como protagonista do livro que convive com vários personagens e situações. Misturando ficção, lembranças subjetivas da juventude e de antigos vizinhos, conversas ouvidas de desconhecidos na praia, na praça do Lido, nas academias de ginástica e outros lugares públicos do bairro, a obra promete despertar memórias afetivas e criar novos laços entre os leitores e o mais famoso bairro da cidade.

“O bairro de Copacabana é a realidade que mais conheço, sendo assim me senti confortável para escrever sobre um lugar onde nasci e vivo há tantos anos. Pelo fato de ser um bairro imenso, com uma população gigantesca, sobram personagens e fatos até surreais. Copacabana sempre será uma fonte inesgotável de vida, de material humano e de transformações sociais. O filme ‘Edifício Master’ também me inspirou para ambientar minhas histórias nesse bairro”, explica a autora.

Dividido em seis capítulos, ‘Aconteceu em Copacabana’ se nutre das experiências pessoais da autora e da percepção transcendental da ressaca das ondas da adolescência, do amor, do sobrenatural e do crime. E o que se vislumbra com clareza nesse mosaico é um talento narrativo que atravessa a superfície das particularidades da rotina em busca do universal, da eternidade que há em cada momento vivido e imaginado.

Alguém disse, certa vez, que para mostrar a floresta é preciso começar descrevendo uma única árvore. Máxima tão apócrifa e cheia de sabedoria quanto aquela célebre frase de efeito atribuída a Tolstói: “canta tua aldeia e cantarás o mundo”. É o que faz Adriana neste livro, canta o mundo na aldeia universal que se estende do concreto dos velhos edifícios à beira-mar até as ondas desmemoriadas que se sucedem na eternidade oceânica vista por uma janela com vista para o Atlântico. Um mar infinito e exato de histórias que cabem nesse canto imenso do mundo chamado Copacabana.

Sobre Adriana Sussekind

Seu processo de criação literária foi elaborado por meio de dois cursos de Escrita Criativa: o primeiro, em Sevilha, Espanha, no curso de Fuentetaja de escrita e literatura, com a filóloga e Profa. Irene Flichy, no ano de 2019; o segundo, no curso de Laboratório de Escrita com a Profa. Ma. Marília Rios na Sala Museal – artes e ideias, em 2020, aqui no Rio de Janeiro. Inclusive, o conto “Ex-secretária” foi escrito a partir de um argumento da professora Marília Rios sobre uma personagem real, já falecida, de Copacabana.

A partir desses estudos, preparou-se para escrever esses 40 contos e crônicas ambientados em Copacabana. A carga de leitura dos cursos ajudou a identificar os diferentes estilos literários e formas narrativas possíveis. Foi um processo longo e prazeroso, feito com muitas revisões, modificações e inserções de novas ideias a cada releitura.

Além disso, a leitura faz parte de sua vida desde a infância, pois é filha, neta e bisneta de escritores, e seu pai herdou toda a biblioteca de seus antepassados. O ambiente de casa sempre foi povoado de amigos escritores – como Alexandre Eulálio – tradutores, lexicógrafos e pessoas do mundo das ideias.

Sobre “Aconteceu em Copacabana”

Adriana Sussekind faz parte de uma família estreitamente ligada à literatura brasileira, e demarca com este ‘Aconteceu em Copacabana’ o seu lugar em uma linhagem de grandes escritores como seu pai, Carlos Sussekind, e seu bisavô, Lúcio de Mendonça, poeta e fundador da Academia Brasileira de Letras. Uma família literária. É bem carioca. Esses dois elementos, literatura e carioquice, se unem nos contos que o leitor tem diante de si.

Forjados em linguagem despojada, de tom despretensioso, esses 41 relatos curtos vão gradualmente desenhando um rico panorama do bairro que é um espelho da cidade maravilhosa que já foi definida como purgatório da beleza e do caos. Purgatório com remota possibilidade de redenção, beleza humana e natural, caos urbano em que coexistem a ordem e a desordem.

Ficha técnica

  • Título: Aconteceu em Copacabana
  • Autora: Adriana Sussekind
  • Editora: Luva Editora; 1ª edição (14 novembro 2023)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 128 páginas
  • Estilo: Contos / Crônicas
  • ISBN-10: 6500851218
  • ISBN-13: 978-6500851212
  • Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Links/onde comprar

Instagram

marramaqueadmin