“TERRA ALÉM MAR”, primeiro espetáculo completo da Cia Dança 3, fundada em 2012, pela bailarina e coreógrafa Andrea Raw, terá uma apresentação especial no 1 de março, as 19h00, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo foi concebido através de uma pesquisa iniciada em 2013 e realizada a partir de uma coletânea musical que evoca uma atmosfera de fascínio e fluidez e remete à intensa relação entre seres humanos e o mar.
Numa pesquisa iniciada em 2013, os fragmentos coreográficos foram, ao longo dos anos, se consolidando em uma narrativa dramatúrgica, resultando num trabalho permeado pelo lirismo, que busca explorar o potencial simbólico de como o mar influencia as relações; o espaço metafórico do ir e vir, abrangendo uma série de discussões contemporâneas a respeito de como as subjetividades e as relações estão sendo deterioradas com o tempo.
Espetáculo “Terra Além Mar”
“TERRA ALÉM MAR” teve sua temporada de estreia no Rio de Janeiro, em 2018. Andrea Raw explora a dinâmica e a influência que essa força simbólica da natureza exerce nas pessoas que vivem em seu entorno e cujas vidas dependem ou tenham sido tocadas por ela, seja por circunstâncias da vida, como no caso dos grandes deslocamentos e suas consequentes ausências para os que ficam, como no deslumbramento emanado pela beleza e fascínio contemplativo que o mar suscita. As grandes viagens que os homens portugueses empreendiam, em busca das conquistas de um novo mundo, enquanto suas mulheres, deixadas à deriva de seus sentimentos e expectativas, preenchiam suas vidas com os afazeres cotidianos e a perene nostalgia de seus relacionamentos pontuados por constantes idas e vindas, os sentimentos mesclados de ímpetos de conquista e sobrevivência, de proximidades e distâncias, de amores e desamores, de ilusões e desilusões, ilustram as cenas coreográficas de “TERRA ALEM MAR”, que é o primeiro espetáculo completo da Cia Dança 3.
Andrea Raw foi indicada como Melhor Bailarina no l Prêmio Cesgranrio de Dança em 2019 pela temporada de estreia deste espetáculo. Andrea Raw foi indicada ao l Prêmio Cesgranrio de Dança em 2019 na categoria “Melhor Bailarina” pela temporada de estreia deste espetáculo no Rio de Janeiro, em 2018.
Cia Dança 3
No mundo da Dança profissional, a carreira de um bailarino costuma não ser muito extensa. A natureza da profissão, por diversos fatores, como o risco de lesões e desgastes articulares, bem como a remuneração geralmente precária e até mesmo a escassez de oportunidades no mercado de trabalho, principalmente no Brasil, faz com que essa seja, lamentavelmente, uma carreira difícil e efêmera. Com o passar dos anos, inúmeros profissionais de talento acabam não tendo mais muitas opções e, com frequência, interrompem uma bela trajetória na dança precocemente. Poucos são os projeto de companhias no país e no mundo que pensam na inclusão de uma faixa extremamente interessante na dança: a dos bailarinos mais maduros.
Como prolongar a “vida útil” desses profissionais que ainda podem oferecer tanto à cena contemporânea? Como aproveitar profissionais tão experiente sem suas potencialidades e não apenas descartá-los como o se fossem totalmente obsoletos no processo de concepção artística da dança? Pensando nessa delicada e importante questão, a bailarina, professora de Dança Moderna, produtora e coreógrafa Andrea Raw criou em 2012 a Cia Dança 3, um belíssimo e visionário projeto de inclusão, que incorpora bailarinos a partir da faixa de 35 anos, no auge de suas experiências, maturidade cênica e que ainda tem muito a oferecer ao público através de um trabalho maduro e expressivo.
Preparação do corpo técnico
A Cia Dança 3 usa as técnicas de Dança Moderna para a preparação física de seus bailarinos, além do Ballet Clássico, Pilates e Musculação. Andrea Raw tem formação na Martha Graham School de NY/EUA e, com 40 anos de prática em Dança em múltiplas linguagens, acredita em uma formação diversificada e abrangente a respeito da estrutura corporal à luz da Consciência Corporal e de práticas da Educação Somática, como um caminho necessário para a consolidação de bailarinos resistentes e expressivos, muitos deles já em sua maturidade corporal, onde tais conhecimentos se tornam indispensáveis.
Estética
O campo visual do trabalho, composto também por elementos de figurino e cenografia, dialoga com a dramaturgia da trilha sonora, alternando matizes e paletas, atravessadas pelos sentimentos e atmosferas evocadas em cada quadro. Elementos simples, porém ricos de significados para comporem uma cena densa e, em alguns momentos, visceral.
Ficha técnica:
Direção Geral: Paulo Murilo Alves Iracema
Direção Artística e Coreografias – Andrea Raw
Produção Executiva – Isadora Almeida e Barbara de Souza Cabral
Iluminação – Gil Santos
Figurinos – João Correa
Bailarinos – Andrea Raw, Giovanna Oliveira, Isadora Almeida, Julita Machado, Jorge Tavares, Rodrigo Werneck, Siria Cordeiro e Wallace Ramires.
Assistente Ensaiadora – Julita Machado
Trilha Sonora – Colagem musical com temas dos autores André Sperling, Andy Monroe, Antonio Carlos Jobim, Madredeus e Miro Magloire
Locução – Igo Ribeiro
Programação Visual – Jorge Tavares
Assessoria de Imprensa – JP Comunicação
Operador de Luz – Cristiano Ferreira
Fotografias – Fernando Ferreira e Paula Lobo
Cineasta – Orlando Xavier
Realização – ARTEDUCAÇÃO Empreendimentos Artísticos e Educativos
Apoio – Ballet House e LaDanse Art & Cia
Patrocínio – Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Serviço:
Dança
Dia 01/03/2023 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro
Valor: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia)
Classificação etária: 12 anos