Um livro sobre alguém que se tornou eterno ainda em vida
Muito além dos canaviais relata a trajetória do empresário e dirigente associativo João Guilherme Sabino Ometto
A obra, de autoria do jornalista e escritor Ricardo Viveiros e que tem o selo da AzulSol Editora, será lançada dia 16 de fevereiro próximo, quinta-feira, a partir das 18 horas. Sessão de autógrafos, com a presença do biografado e do autor, acontecerá no 16º andar da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), à Avenida Paulista, nº 1.313.
João Guilherme Sabino Ometto, como líder setorial, fundador e dirigente de inúmeras entidades de classe e, por décadas, vice-presidente da FIESP, tem atuação marcante nas áreas do agronegócio, educação, saúde e meio ambiente. É formado pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP e membro da Academia Nacional de Agricultura (ANA). Publica regularmente artigos em jornais e revistas de todo o Brasil e é autor dos livros O Álcool Combustível e o Desenvolvimento Sustentado (Editora PIC/1995) e Reflexões sobre o amanhã (AzulSol Editora/2011).
Na apresentação de Muito além dos canaviais, Viveiros salienta que Ometto tem numerosos feitos em prol do Brasil e é um forte elo com seu trabalho como escritor em descobrir gente fora da caixinha. “É um homem ético, culto, instruído, educado, informado, politizado, elegante e, acima de tudo, generoso (…). Este livro conta – e, pela modéstia e consciência social do biografado, omite – boa parte da bela trajetória de alguém que ainda em vida se tornou eterno”.
Viveiros define Ometto como um desbravador, um realizador e um diplomata empresarial. “Alguém comprometido com responsabilidade social, com destaque para saúde e educação. Um personagem que soube fazer do próximo, da produção e do País as razões de ser de sua existência”.
João Guilherme Sabino Ometto, ao longo de sua vida, sempre teve participação associativa e responsabilidade social. Criou e dirigiu instituições de classe dos setores da Agricultura e da Indústria, representou o Brasil em vários países do Exterior, teve papel preponderante na implantação do álcool como combustível não poluidor no Brasil e no mundo. Fundou o Instituto João e Belinha Ometto, nomes de seus pais, no qual atua com muita relevância nas áreas da educação e saúde.
Antes do lançamento do livro, Ometto será homenageado, por sua trajetória, pelo Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Fiesp, presidido por Jacyr Costa Filho, que convidou o ex-ministro da Agricultura e Pecuária Roberto Rodrigues para a saudação. Também estarão presentes, e falarão na oportunidade, os presidentes da FIESP, Josué Gomes da Silva, e do CIESP, Rafael Cervone.
O autor
Ricardo Viveiros, que, 2023, comemora 57 anos de jornalismo e 55 como escritor, é autor de 53 livros, em distintos gêneros, e prefaciou numerosas obras. Com passagem por diários, revistas, emissoras de rádio e TV e agências de notícias, de repórter e editor a colunista, comentarista, articulista e correspondente internacional, lecionou por 25 anos em cursos superiores de graduação e MBA em Comunicação, além de proferir palestras no Brasil e no Exterior. Atua em diversas Ongs, notadamente em defesa da educação, cultura e meio ambiente.
Viveiros recebeu vários prêmios, como dois “Esso de Jornalismo”, Medalha da ONU, “Benjamin Hurtado Echeverria” como “Homem do Ano da Comunicação Impressa na América Latina” (em Cancun-México), e “Antônio Bento” da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Tem o título de “Comunicador Empresarial do Ano” da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e é membro eleito, cadeira nº 20, da Academia Paulista de Educação (APE). É Doutor (stricto sensu) em “Educação, Arte e História da Cultura” pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e articulista em grandes jornais e revistas brasileiros, com destaque para a Folha de S.Paulo.
Como empresário, fundou e preside, desde 1987, a Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), uma das maiores empresas no ranking brasileiro do setor. Viveiros, dentre as entidades das quais participa, é membro da União Brasileira de Escritores (UBE), do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP), Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). No exterior, pertence à Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) e à Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).