Festival de Cinema de Três Passos revela curtas vencedores

Festival de Cinema de Três Passos revela curtas vencedores

O Festival de Cinema de Três Passos anunciou, no sábado (8), os filmes premiados da sua sétima edição, consolidando-se como um dos principais eventos audiovisuais do noroeste gaúcho. A mostra, que reuniu mais de 80 produções, reafirmou o compromisso da cidade com a valorização da sétima arte e a diversidade cultural.

Festival de Cinema de Três Passos celebra a sétima edição

Realizado entre 4 e 8 de novembro de 2025, o Festival de Cinema de Três Passos teve como palco o Cine Globo, o cinema mais antigo em funcionamento do Rio Grande do Sul. A edição deste ano homenageou a atriz Márcia do Canto e o cineasta Jonatas Rubert, dois nomes de destaque na cena audiovisual.

A curadoria das mostras competitivas foi composta por Christian Jafas, Juarez P. Braga Zamberlan, Juliana Costa e Nelson Brauwers, que selecionaram curtas de diferentes regiões do país e do exterior.

“La Hemi” e “Nhemongarai” são destaques do festival

O grande vencedor da noite foi “La Hemi”, curta paulista dirigido por Ila Giroto e Estela Lapponi, que levou os prêmios de Melhor Curta do Festival e Melhor Roteiro. Já o filme gaúcho “Nhemongarai”, de Jorge Morinico e Hopi Chapman, conquistou os troféus de Melhor Curta Documentário e Melhor Direção.

Outros premiados incluem “Trapo” (RS), de João Chimendes, eleito Melhor Curta pelo Júri Popular e vencedor de Melhor Interpretação, e “Coisa de Preto” (SE), de Pâmela Peregrino, que recebeu o prêmio de Melhor Animação. O curta “Deseo y Esperanza”, do cubano Humberto Epaminondas, foi reconhecido como Melhor Curta Estrangeiro.

Premiação encerra festival com música e diversidade

A cerimônia de encerramento contou com apresentações de Nina Nicolaiewsky, Three Steps Rock Band e Cia Cadagy – Corpo em Movimento (Unijuí), celebrando o diálogo entre cinema e outras expressões artísticas.

Para a coordenadora do Movimento Pró-Arte, Elvidia Zamim, o festival expressa “a pluralidade do cinema contemporâneo” e reforça “os laços culturais criados entre realizadores e público”.

A realização é do Movimento Pró-Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos e financiamento do IECINE, Pró-cultura RS, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

marramaqueadmin