Lançamento do livro Saberes Indígenas reúne escritoras e lideranças originárias no Rio de Janeiro

Lançamento do livro Saberes Indígenas reúne escritoras e lideranças originárias no Rio de Janeiro

Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri e Lucia Tukuju participam de roda de conversa mediada por Kathia Castilho na Livraria da Travessa Botafogo

Na próxima sexta-feira, 17 de outubro, a Livraria da Travessa Botafogo, no Rio de Janeiro, recebe o lançamento do livro “Saberes indígenas. Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil”, publicado pela Editora Estação das Letras e Cores. O evento contará com autógrafos e uma roda de conversa com as autoras Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri e Lucia Tukuju, mediadas por Kathia Castilho, das 19h às 21h30.

A obra, organizada por Auritha Tabajara, Claudia Castilho e Kathia Castilho, reúne 21 autores de diferentes etnias brasileiras, como Tabajara, Pataxó, Kariri, Kayapó, Munduruku, Tupinambá, Kamayurá e Tupi-Guarani. Cada narrativa propõe uma reflexão sobre a infância, a educação e o aprendizado coletivo a partir das cosmovisões e saberes tradicionais dos povos indígenas.

“Esse livro nasce como um convite para olharmos para a infância e a educação a partir da sabedoria ancestral, onde aprender é viver em comunidade e em respeito com a terra”, afirma Auritha Tabajara, reconhecida como a primeira cordelista indígena do Brasil.

A proposta de Saberes Indígenas surgiu após a visita de Kathia Castilho a uma escola da etnia Pataxó em Arraial d’Ajuda (BA). A partir dessa vivência, nasceu um projeto que tece pontes entre educadores indígenas e não indígenas, propondo uma nova visão para a educação infantil, mais conectada com a natureza, a diversidade e os valores comunitários.

Para Lucia Tukuju, uma das autoras, “ampliar a visão da cultura indígena desde cedo é essencial para construir uma educação mais justa e completa, baseada na valorização da diversidade e dos saberes comunitários”. Já Ana Maria Kariri destaca que “os saberes indígenas contribuem para uma educação menos equivocada, que valoriza a cultura originária do Brasil, a ancestralidade e a natureza”.


📘 Serviço

Lançamento do livro e roda de conversa
📍 Livraria da Travessa Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 97, Rio de Janeiro/RJ
📅 17 de outubro de 2025 (sexta-feira)
🕖 Das 19h às 21h30
👥 Com: Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri e Lucia Tukuju
🎙️ Mediação: Kathia Castilho
📚 Saberes indígenas. Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil
Editora: Estação das Letras e Cores | 162 páginas | ISBN: 978-65-5029-085-6
💻 Vendas online: https://www.estacaoletras.com.br/product-page/saberes-ind%C3%ADgenas


Sobre as organizadoras

Auritha Tabajara – Escritora, narradora de histórias e primeira mulher indígena a publicar cordéis no Brasil. Autora de Coração na aldeia, pés no mundo (2018), premiado com o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, obra que inspirou o filme A mulher sem chão (2025).

Claudia Castilho – Publicitária e pedagoga, especialista em Inclusão e Educação Transformadora (PUC-RS), fundadora da Escola Quintal de Educação Infantil e organizadora de Histórias de Quintal (2024).

Kathia Castilho – Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora da USP, diretora da Estação das Letras e Cores e cofundadora da Escola Quintal. Autora de Moda e Linguagem (2004) e pesquisadora em design, moda e cultura.

marramaqueadmin