Livro Saberes Indígenas reúne 21 autores de diferentes etnias e propõe novos caminhos para a Educação Infantil

Livro Saberes Indígenas reúne 21 autores de diferentes etnias e propõe novos caminhos para a Educação Infantil

Obra da Estação das Letras e Cores tem organização de Auritha Tabajara, Claudia Castilho e Kathia Castilho e já está em pré-venda

Sabedoria ancestral indígena na Educação Infantil

Já disponível em pré-venda, o livro “Saberes indígenas. Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil” apresenta uma coletânea inédita de 21 autores de diferentes etnias brasileiras, que refletem sobre infância, educação e ancestralidade. O lançamento é da Estação das Letras e Cores e tem organização da escritora Auritha Tabajara, primeira cordelista indígena do Brasil, em parceria com Claudia Castilho e Kathia Castilho, fundadoras da Escola Quintal.

“A obra nasce como um convite para olharmos para a infância e a educação a partir da sabedoria ancestral, onde aprender é viver em comunidade e em respeito com a terra”, destaca Auritha Tabajara.

Diversidade de vozes e etnias

O livro traz narrativas de autores que representam etnias como Tabajara, Pataxó, Kariri, Kayapó, Waura, Pankará, Munduruku, Ikpeng, Wapichana, Kaigang, Tukuju, Kambeba, Kamayurá, Mehinaku, Tupinambá/Aymará, Waíkahna/Piratapuya, Gavião, Yepá Mahsã (Tukano) e Tupi-Guarani.

Cada conto apresenta estilo e linguagem próprios, mas todos têm em comum o vínculo comunitário, a transmissão de saberes e a relação harmônica com a natureza.

“Os saberes indígenas ajudam a construir uma educação mais rica, justa e completa nos valores comunitários e humanos”, afirma Lucia Tucuju, uma das autoras.

Lançamentos e rodas de conversa

📍 São Paulo

  • Local: Livraria Cultura – Pinheiros (Rua Fernão Dias, 604)
  • Data: 04 de outubro de 2025, das 15h às 18h30
  • Atividade: Roda de conversa com Auritha Tabajara, Ana Jasly, Claudia Castilho, Clayrei Wera e Paula Mendonça (Instituto Alana)

📍 Rio de Janeiro

  • Local: Livraria Travessa – Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97)
  • Data: 17 de outubro de 2025, das 18h30 às 21h30
  • Atividade: Roda de conversa com Auritha Tabajara, Ana Maria Kariri, Lucia Tukuju, mediação de Kathia Castilho

Ficha técnica

Título: Saberes indígenas. Contribuições ancestrais para o futuro da educação infantil
Editora: Estação das Letras e Cores
Formato: 23 x 16 cm | 162 páginas
ISBN: 978-65-5029-085-6
Preço: consultar site da editora
📚 Vendas online aqui

Sobre as organizadoras

  • Auritha Tabajara – Escritora e narradora de histórias, primeira mulher indígena a publicar cordel no Brasil. Autora de Coração na aldeia, pés no mundo (2018) e inspiração do filme A mulher sem chão (2025).
  • Claudia Castilho – Publicitária e pedagoga, especialista em Inclusão e Educação Transformadora, fundadora da Escola Quintal e organizadora de Histórias de Quintal (2024).
  • Kathia Castilho – Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), professora na EACH-USP, diretora da Editora Estação das Letras e Cores e sócia-diretora da Escola Quintal.

marramaqueadmin