Festival América do Sul reúne arte, história e diversidade

O Festival América do Sul 2024 celebra a integração cultural entre Brasil e América Latina. De 15 a 18 de maio, Corumbá (MS) recebe 96 atrações gratuitas.
Atrações latino-americanas movimentam Corumbá
A 18ª edição do Festival América do Sul acontece em Corumbá, entre os dias 15 e 18 de maio. Gratuito, o evento reunirá 96 atrações culturais que reforçam a integração entre Brasil e países da América Latina. O festival será palco de artistas renomados como Alcione, Xamã, Duduca & Dalvan, Isabel Filardis e o grupo Pixote. Também se apresentam nomes internacionais como Pedro La Colina (Chile), Mayra Sánchez (Colômbia) e o Buena Vista Social Club Tribute (Cuba).
Além da música, o evento promove artes visuais, teatro, dança e saberes tradicionais. O objetivo é valorizar o patrimônio sul-mato-grossense, a diversidade cultural da região e fortalecer a economia criativa local.
Festival América do Sul aposta em inclusão e sustentabilidade
Com programação distribuída por escolas, praças e associações, o Festival América do Sul destaca a arte negra, indígena e a produção artística de bairros periféricos. Oficinas, rodas de conversa, saraus e contações de histórias também fazem parte da agenda. Todas as atividades são gratuitas.
O evento valoriza a sustentabilidade com coleta de resíduos recicláveis e intervenções urbanas conscientes. As projeções no Casario do Porto Geral celebram a história de Corumbá, tombada como patrimônio cultural brasileiro.
Realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura de Corumbá, o festival é produzido por coletivos culturais e sob direção técnica de José Mauro Gnaspini, criador da Virada Cultural de São Paulo.
Programação multicultural e gratuita em diversos espaços
As atividades ocorrem no Porto Geral, IFMS, Tenda dos Saberes, Moinho Cultural, escolas e centros culturais da cidade. A programação completa está disponível no site oficial da Fundação de Cultura de MS.