Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the change-wp-admin-login domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u687759733/domains/marramaque.jor.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Dida Bar é reconhecido como Patrimônio Cultural do Rio - Marramaque

Dida Bar é reconhecido como Patrimônio Cultural do Rio

Dida Bar é reconhecido como Patrimônio Cultural do Rio

Na última quinta-feira (10), o Dida Bar e Restaurante celebrou seu aniversário de 10 anos com uma conquista histórica: o reconhecimento como Patrimônio Cultural Gastronômico e Imaterial do Rio de Janeiro. Esse marco valoriza a força da culinária afro-brasileira e o papel social e cultural do espaço fundado por Dida Nascimento.

Dida Bar e Restaurante se torna referência cultural

Durante a cerimônia, realizada no próprio restaurante, a deputada estadual Veronica Lima (PT), autora da proposta de reconhecimento, entregou pessoalmente a placa simbólica que oficializa o título. Emocionada, a parlamentar destacou a importância de valorizar iniciativas que preservam a herança africana no Brasil.

“Reconhecer o Dida Bar e Restaurante como patrimônio é reconhecer a contribuição da cultura afro-brasileira para a identidade do nosso estado”, declarou Veronica Lima.

Culinária afro-brasileira como ato de resistência

Fundado por Dida Nascimento no coração do Polo Gastronômico da Praça da Bandeira, o restaurante é muito mais que um local para refeições. É um território de resistência, afeto e pertencimento.

“Quis criar um espaço de acolhimento, de orgulho. Esse título é por mim, pela minha mãe, pelos meus filhos e por todas as mulheres pretas que vieram antes”, afirmou Dida Nascimento, emocionada.

Festa com samba e ancestralidade

Após a entrega da placa, a comemoração seguiu com o tradicional samba da Dida. Música, ancestralidade e celebração marcaram a noite, reforçando o valor simbólico do espaço para a cultura carioca.

Ao completar uma década, o Dida segue firme em seu propósito de servir, resistir e transformar. Um espaço que é, ao mesmo tempo, casa, cozinha e história viva.

marramaqueadmin