Historiador aborda a trajetória do SUS
Neste domingo (7), às 12h30, a Rádio MEC traz uma edição inédita do programa Conversa com o Autor, apresentando uma entrevista exclusiva com Clóvis Bulcão, escritor e historiador. No bate-papo com a apresentadora Katy Navarro, Bulcão discute seu livro “SUS: uma biografia”, que oferece uma análise detalhada do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da literatura brasileira.
Explorando a história da saúde no Brasil
A obra, coautoria de Luiz Antonio Santinni, utiliza trechos de clássicos da literatura, como os de Machado de Assis, para ilustrar a evolução das doenças e o atendimento médico no passado. Clóvis Bulcão leva os leitores a uma viagem no tempo, usando personagens de romances brasileiros para retratar o desenvolvimento do SUS.
Curiosidades e trechos exclusivos no programa
Durante o programa, Bulcão lê trechos de “SUS: uma biografia” e outras obras que exploram a saúde no Brasil. A edição está repleta de curiosidades e informações relevantes, mostrando como as mudanças na saúde brasileira foram moldadas ao longo dos séculos até a criação do SUS.
Rio de Janeiro como cenário literário
Carioca de coração, Clóvis Bulcão utiliza o Rio de Janeiro como pano de fundo para suas obras. Ele é autor de livros infantojuvenis como “Leopoldina: a Princesa do Brasil” e “Noel: o Menino da Vila”, além de biografias importantes como “Os Guinle: A história de uma dinastia” e “Henrique Lage: O grande empresário que, por amor, criou um parque”.
Sobre o programa Conversa com o Autor
Conversa com o Autor é apresentado e produzido pela jornalista Katy Navarro, com quase 30 minutos de entrevistas focadas em lançamentos literários, curiosidades, processos criativos e sugestões de leitura. Em 2023, o programa comemorou uma década no ar. Os episódios da nova temporada também estão disponíveis em formato de videocast no canal do YouTube da Rádio MEC.
Conheça a Rádio MEC
Conhecida como “A Rádio de Música Clássica do Brasil”, a Rádio MEC dedica 80% de sua programação à música clássica, incluindo compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos. A estação também transmite jazz e música popular brasileira, conquistando um público diversificado. Sintonize a Rádio MEC nas frequências FM 99,3 MHz e AM 800 kHz no Rio de Janeiro, FM 87,1 MHz em Brasília e Belo Horizonte, ou pelo app Rádios EBC.
Patrimônio histórico e cultural
Fundada em 1923 como Rádio Sociedade, a Rádio MEC é um ícone da educação, arte e cultura no Brasil. Declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2022, a emissora possui um vasto acervo de gravações históricas e continua a difundir a cultura brasileira através de sua programação diversificada.
Serviço
Conversa com o autor
- Data: Domingo, 07/07
- Horário: 12h30
- Emissora: Rádio MEC AM
Rádio MEC nas redes sociais
- Site: radios.ebc.com.br
- Instagram: @radiomec
- Spotify: Radio MEC
- YouTube: Radio MEC
- Facebook: Radio MEC
- Twitter: Radio MEC
- WhatsApp: (21) 99710-0537
Sintonize a Rádio MEC
- Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz
- Belo Horizonte: FM 87,1 MHz
- Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz
- Parabólica: Star One C2 – 3748,00 MHz – Serviço 3