Instituto Cervantes de Belo Horizonte recebe escritores internacionais a partir de 23 de maio
O Instituto Cervantes de Belo Horizonte será palco de encontros internacionais no mês de maio, integrando importantes eventos culturais da cidade. O local receberá o escritor espanhol Ángel de la Calle, como parte da programação da FIQ BH – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, no dia 23 de maio, e a escritora peruana Gabriela Wiener, no dia 26 de maio, integrando a programação do Encontro Latinoamericano de Teatro (ELA).
Ángel de la Calle
No primeiro encontro, Ángel de la Calle conversará sobre seu livro “A mão de Deus – Uma biografia de Hugo Pratt”, a ser lançado no Brasil pela editora Trem Fantasma. Publicado originalmente em 2018 na Espanha, a obra explora a vida de Hugo Pratt, grande nome da história em quadrinhos, criador do famoso personagem Corto Maltese. Na ocasião, o autor conversará com Gabriel Nascimento, diretor artístico do FIQ, que assina o posfácio do livro, explorando os detalhes e inspirações por trás da obra.
De Salamanca, Ángel de la Calle produz quadrinhos desde 1979, publicando em revistas históricas como a El Víbora, a Comix Internacional e a Heavy Metal. No Brasil é conhecido por “Pinturas de Guerra”, vencedor de Melhor História em Quadrinhos no Salón del Comic de Barcelona, e “Modotti – Uma Mulher do Século Vinte”, no qual trabalhou durante 15 anos e recebeu indicações de Melhor Obra e Melhor Roteiro, também no Salón.
Gabriela Wiener
Já no dia 26 de maio, a autora Gabriela Wiener estará presente para a mesa “Escrituras do Corpo” com Idylla Silmarovi, artista da cena e pesquisadora, e Soraya Martins, atriz, pesquisadora e curadora de teatros. Gabriela Wiener, nascida em Lima, Peru, é escritora, poeta, jornalista e ensaísta, considerada um dos grandes nomes da atual produção em espanhol.
A discussão parte da necessidade de recuperar o corpo como o centro da escritura, tradicionalmente associada ao campo estritamente intelectual. O tema busca explorar a dimensão colonial envolvida e o corpo como peça fundamental para recuperar a memória dessas injustiças e sofrimentos.
A discussão se conecta com o livro “Exploração”, de Gabriela Wiener, que será lançado no Encontro, dia 24 de maio. Na obra, a autora enfrenta o passado familiar e colonial, enquanto investiga sua linhagem. Explorando temas como amor, desejo e racismo, “Exploração” mistura assuntos pessoais e históricos, passado e presente. Um dos fios é a história de Charles Wiener, suposto tataravô de Gabriela e explorador responsável por deixar um rastro de violência e pilhagem no Peru.
Serviço
Instituto Cervantes recebe Ángel de la Calle
Data: quinta-feira, 23 de maio
Horário: 19h
Instituto Cervantes recebe Gabriela Wiener
Data: domingo, 26 de maio
Horário: 11h
Local: Instituto Cervantes de BH
Rua dos Inconfidentes, 600 – Savassi
Mais informações:
https://www.instagram.com/institutocervantesbh