Salloma Salomão celebra 40 anos de carreira com show no Sesc Vila Mariana
Multiartista, pesquisador e educador apresenta o álbum ‘Ancestres de Prima Vera’, com participação de Fabiana Cozza, Allan Abadia e Maurício Pazz
O multiartista, pesquisador e educador Salloma Salomão celebra 40 anos de trabalho criativo com show no Sesc Vila Mariana, no dia 18 de janeiro, às 21h. O evento marca a estreia do décimo álbum da carreira do artista, ‘Ancestres de Prima Vera’, desde dezembro nas plataformas online, antecipando, também, o próximo trabalho de Salloma Salomão, previsto para março de 2024.
O repertório do show é estruturalmente composto por músicas instrumentais, que prescindem da letra e do formato convencional da canção. As composições exploram a sonoridade orgânica produzida por cordas, sopros, vozes, percussão, vibrafone, piano e bateria.
“As primeiras combinações ou ímpetos musicais saem inicialmente de mim e passam pelas mãos de uma orquestradora brilhante, Luiza Tavares, e arranjadores não menos imaginativos como Gui Braz, Fábio Leandro e Tô Bernado. Visitamos com acento próprio algumas musicalidades negras do século XX… Sambas, choro, congo, jazz, forró e o soul. Estamos nos perguntando sobre os caminhos que artistas negres percorreram para grafar pensamento musical africano com a escrita ocidental. Trata-se de contrapontística negra”, explica Salloma Salomão.
O show conta com a participação especial de Fabiana Cozza, Allan Abadia e Maurício Pazz. A cantora Fabiana Cozza é uma das principais vozes da música brasileira contemporânea, com uma trajetória marcada pela pesquisa e pela experimentação. O percussionista Allan Abadia é um dos grandes nomes da cena instrumental brasileira, com uma ampla atuação no jazz, na música afro-brasileira e na música popular. O saxofonista Maurício Pazz é um dos mais destacados representantes da nova geração de instrumentistas brasileiros, com um estilo que transita entre o jazz, a música brasileira e a música improvisada.
Os ingressos para o show estão à venda no site do Sesc.
Sobre Salloma Salomão
Salloma Salomão é um multiartista, pesquisador e educador brasileiro. Nasceu em Passos, Minas Gerais, em 1961. É compositor, educador de ensino superior, ator, dramaturgo autoformado e socialmente construído.
Dialogando de forma tensa com a produção artística e cultura hegemônica, Salloma Salomão criou uma obra que se estende dos dias atuais ao início dos anos 1980. Sua produção musical é composta por sete CDs e 3 DVDs.
Desenvolve projetos continuados de formação de educadores e artistas. Cria e difunde pesquisa e música para teatro, dança e cinema por meio de inúmeras parcerias.
Seus trabalhos mais recentes incluem participação na peça premiada Gota D’Água Preta (2018-2020), autoria do musical Agosto na Cidade Murada (2018) e atuação no projeto teatral Fuzarka dos Descalços (Prêmio Cultura Inglesa, 2019) do Coletivo dos Anjos.
Ficha técnica
- Direção Musical: Salloma Salomão
- Participações: Fabiana Cozza, Allan Abbadia e Maurício Pazz
- Orquestração e Arranjos: Fábio Leandro, Gui Braz, Luiza Tavares, Tô Bernardo e Salloma Salomão.
- Banda Al Andaluz: Gui Braz, Fabio Leandro, Mateus Batera, Denys Fellipe, Manoel Trindade.
- Vozes: Eloisa Paixão, Estela Paixão, Rita Teles
- Cordas: Erica Navarro, Jenifer Cardoso, Fabinho Sá, Lua Bernardo, Izandra Machado.
- Sopros: Dennys Fellipe, Laura Santos, Tô Bernardo, Luiza Tavares, Jessica Evangelista, Juliana Pereira.
- Iluminação: Miriam Selma
- Som PA, Captura, Mixagem: Nilson Costa e
- Filmagem e edição (Difusão): Fernando Solidade e Cinebecos
- Roteiro: Salloma Salomão
- Concepção: Aruanda Mundi
- Direção de Produção: Rita Teles
- Assistentes de produção: Jaqueline Rosa e Rafaela Araújo
- Produção Executiva: Núcleo Coletivo das Artes Produções/ Aruanda Mundi