Museu das Favelas lança projeto gratuito sobre consumo consciente e aproveitamento integral de alimentos

Museu das Favelas lança projeto gratuito sobre consumo consciente e aproveitamento integral de alimentos

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lança o projeto Xepa: Favela, Comida e Sustentabilidade. Com patrocínio da rede Extra, por meio do Instituto GPA, a ação vai até 5 de novembro, sempre aos domingos, às 11h, no Auditório Estouro.

A iniciativa reúne 12 especialistas em seis encontros sobre memória afetiva da gastronomia, os saberes ancestrais da terra, vegetarianismo e a cozinha do corre real de quem luta contra a fome.

“A fome e a insegurança alimentar ainda são problemas no nosso país e nas favelas, vilas e periferias onde há mais impacto. Esse projeto insere-se nos pilares do Museu das Favelas de trabalhar com as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), pautado em políticas antirracistas, de equidade e fortalecimento do empreendedorismo social”, comenta Carla Zulu, coordenadora de relações institucionais e do centro de empreendedorismo do Museu das Favelas.

A programação do Xepa inclui:

  • 1º encontro: Comida de vó e receitas de família
  • 2º encontro: Comida crioula: experiências agroecológicas
  • 3º encontro: Alimentação infantil e merenda escolar
  • 4º encontro: Comida ancestral
  • 5º encontro: Alimentação vegetariana
  • 6º encontro: Culinária do CORRE

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Museu das Favelas.

Sobre o Museu das Favelas

O Museu das Favelas está sediado no Palácio dos Campos Elíseos, em São Paulo. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos.

Sobre o Instituto GPA

O Instituto GPA é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito contribuir para a construção de uma sociedade mais responsável e inclusiva. Suas ações são desenvolvidas em três eixos: educação, meio ambiente e inclusão social.

marramaqueadmin