Filme “Plauto, um Sopro Musical” chega aos cinemas para celebrar legado de um dos maiores flautistas do Brasil
Longa-metragem dirigido por Rodrigo Portela conta a história de Plauto Cruz, considerado o melhor flautista brasileiro
O filme “Plauto, um Sopro Musical”, dirigido por Rodrigo Portela e produzido pela Guarujá Produções, chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 5 de outubro. O longa-metragem celebra o legado sonoro de Plauto Cruz (1929-2017), um dos mais eminentes músicos gaúchos, amplamente reconhecido como o principal flautista do Brasil.
O documentário musical, com partes ficcionais, relembra a vida e a obra do rei da flauta e do choro e seus mais de 40 discos gravados e parcerias com personalidades da música brasileira, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Ângela Maria, Carlos Galhardo, entre outros.
“Acredito que o filme acaba sendo importante para uma redescoberta da obra de Plauto para uma geração que não está acostumada com as suas músicas. Plauto era um músico genial e um compositor de mão cheia”, afirma o diretor Rodrigo Portela.
O filme é repleto de depoimentos de amigos, familiares, músicos e pessoas que eram próximas do Plauto, além de imagens raras de arquivo. A trilha sonora é do compositor, violonista e produtor porto-alegrense Mathias Berharends, um dos fundadores do Grupo Sexteto Gaúcho, que participou do filme e foi fundamental para a realização da obra.
“O choro está presente em diversas regiões e no dia a dia das pessoas. O filme vai conectar as pessoas de todo o Brasil”, acredita Mathias Berharends.
O filme “Plauto, um Sopro Musical” tem duração de 80 minutos e classificação indicativa livre. A distribuição é da Lança Filmes.