A TV Cultura apresentará, nesta sexta-feira (16/6), às 23h, o documentário “Junho – O Mês que Abalou o Brasil”, que será exibido pela primeira vez na TV aberta. O longa-metragem, produzido pela renomada Folha de S. Paulo e dirigido pelo jornalista João Wainer, retrata as históricas manifestações ocorridas em junho de 2013, em São Paulo, contra o aumento das tarifas de transporte público, que se espalharam por diversas cidades do país.
O movimento, que mobilizou mais de um milhão de pessoas nas ruas, se transformou em uma revolta generalizada contra a corrupção, a falta de serviços públicos e os altos gastos destinados à realização da Copa do Mundo. O documentário analisa as mudanças conquistadas pelos manifestantes e traz à tona uma provocativa pergunta: o que nos aguarda amanhã?
Com imagens impactantes e depoimentos de importantes intelectuais, jornalistas, historiadores, cientistas políticos, filósofos e psicanalistas, como Luiz Felipe Pondé, Clóvis Rossi, Gilberto Dimenstein, Clóvis Rossi, Contardo Calligaris e Demétrio Magnolli, o filme dirigido por João Wainer faz um balanço desse momento crucial na história do Brasil. Entre as cenas marcantes, o documentário aborda a truculência da Polícia Militar, incluindo uma entrevista reveladora com a repórter Giuliana Vallone, que foi atingida no olho por uma bala de borracha, e a ação anárquica dos black blocs.
Com uma produção de alta qualidade assinada pela Folha de S. Paulo, “Junho – O Mês que Abalou o Brasil” traz um olhar aprofundado sobre os acontecimentos que marcaram aquele período de intensa mobilização social. Com duração de 72 minutos e classificação indicativa de 12 anos, o documentário promete provocar reflexões sobre os rumos da sociedade brasileira.
Não perca a oportunidade de assistir a essa produção inédita na TV aberta. Sintonize a TV Cultura nesta sexta-feira, dia 16 de junho, às 23h, e acompanhe o documentário “Junho – O Mês que Abalou o Brasil”, dirigido por João Wainer, que proporcionará uma imersão profunda nesse importante capítulo da história recente do país.