Mwana Produções e EDUNEB lançam Coletânea Comemorativa Bicentenário da Independência da Bahia

Mwana Produções e EDUNEB lançam  Coletânea Comemorativa Bicentenário da Independência da Bahia

Obra 2 de Julho_Crédito Almaques

A Mwana Produções, em parceria com a Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB), presenteia o nosso estado e o Brasil com a coletânea INDEPENDÊNCIA DO BRASIL: LUTAS E SÍMBOLOS DE UMA GUERRA NA BAHIA.

A obra, que integra as ações alusivas aos 40 anos da UNEB, é composta por 14 textos inéditos e potentes, oriundos de estudos historiográficos sobre a Independência na Bahia, que teve seu marco no dia 02 de julho de 1823, a partir de aspectos da história social; cultural; econômica; política; religiosa; escravização; gênero; representações relativas a festividades comemorativas da Independência e a figuras como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

Os conteúdos contemplam aspectos diversos, que afirmam a determinação e a coragem do povo baiano, dos negros, dos indígenas e das mulheres na luta pela libertação dos brasileiros da dominação dos colonizadores portugueses. 

A coletânea, organizada por meio de Chamada Pública promovida pela UNEB, em 2022, conta também com a participação de especialistas que pesquisam a temática. O lançamento da obra está previsto para julho deste ano.

O projeto de produção e lançamento do livro está apto a captação de recursos, através do Programa Fazcultura, Lei de Incentivo à Cultura do Governo da Bahia.

A BAHIAGÁS já confirmou o patrocínio de um ¼ do valor total do projeto. Agora a equipe busca o patrocínio complementar para viabilizar a impressão e lançamento do livro, antes da data comemorativa.

História e arte interligadas

A partir de um conceito de diagramação moderno e sofisticado, a equipe produzirá um livro científico e também artístico, propondo um diálogo entre os textos historiográficos e as artes de 15 artistas visuais, que ilustrarão as páginas de abertura de cada um dos 14 artigos escritos, além da capa do livro. A seleção dos artistas foi realizada por meio da curadoria de Marielson Carvalho. O curador também está selecionando artistas da palavra, para incluir na coletânea textos em cordel, conto e poesia.

A publicação desta coletânea tem o propósito de colocar em evidência a participação fundamental da Bahia e dos baianos no processo de independência do Brasil da dominação da Coroa Portuguesa. Essa participação teve como marco inicial, a Conspiração dos Alfaiates, também denominada de Conjuração Baiana ou de Revolta dos Búzios, ocorrida em 1798, inspirada pelos ideais liberais das revoluções nas monarquias europeias. 

Com a Revolução Liberal do Porto, de 1820, produziram-se desdobramentos acirrados e com sangrentas batalhas, por terra e mar, cujo desfecho se deu em 2 de julho de 1823, quando o povo baiano garantiu a inserção daquela província na unidade nacional brasileira. 

Comemorar, com esta obra, esse momento histórico, o qual evidencia que a independência do Brasil não começou nem terminou com o grito no Morro do Ipiranga, é mais uma contribuição importante da Bahia na continuidade da luta dos brasileiros pela soberania nacional e pelo estado de direitos e de igualdade social.

REALIZAÇÃO – MWANA PRODUÇÕES

Produtora cultural criada há 13 anos pelo produtor Emílio Souza Santos, a MWANA Produções Artísticas atua com a organização de eventos culturais, promovendo artistas baianos, brasileiros e internacionais, cujas composições demonstram identidade apurada, estética atual, além de resgatar a cultura popular com criatividade e respeito. 

A MWANA destaca-se nas áreas de coordenação de projetos, produção executiva, participação em editais públicos e privados, tour manager nacional e internacional, agente de booking e manager dos artistas. Dentre os projetos destacam-se a produção e realização dos projetos “Sons da África” e “Mestre Didi – Revisitações Artísticas”, além da produção artísticas dos músicos Tiganá Santana e Letieres Leite Quinteto.

UNEB 

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), maior instituição pública de ensino superior da Bahia, completa, em junho de 2023, 40 anos de existência. Fundada e mantida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, através de seus 26 campi, na capital e interior.

Além dos Campi, a UNEB está presente na quase totalidade dos 417 municípios do estado, por intermédio de programas e ações extensionistas, em convênio com organizações públicas e privadas, que beneficiam milhões de cidadãos baianos, a maioria pertencente a segmentos social e economicamente desfavorecidos e excluídos.

EDUNEB

A Editora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), criada em 2006, filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), tem sua política editorial pautada por democraticidade, transparência e qualidade. Nesses quase 17 anos de existência foram publicados mais de 600 títulos de áreas diversas, especialmente de Educação, Ciências Humanas e Sociais, Linguística e Letras. Dentre os diversos eixos de produção editorial da EdUNEB encontra-se a publicação de livros comemorativos de caráter histórico, no qual se integra a Coletânea Comemorativa Bicentenário da Independência na Bahia, visando responder à importância histórica, social, política e cultural de eventos e personalidades locais ou nacionais.

Fontes

Sandra Regina – Diretora da EdUNEB
Marielson Carvalho – Curador
Tiago TAO – Produtor Executivo

marramaqueadmin