5 escritoras contemporâneas do Sul que você precisa conhecer
A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, selecionou cinco autoras de destaque na região Sul do País
Selecionar escritoras contemporâneas é fazer um recorte de um universo que não para de crescer: o da literatura escrita por mulheres. Contudo, para te ajudar a conhecer algumas das escritoras contemporâneas brasileiras, a Amora Livros, clube de assinatura de livros escritos por mulheres. selecionou 5 nomes de autoras do Sul do País que vêm ganhando destaque na cena nacional atual. Confira:
Giovana Madalosso – Curitiba (PR)
Escritora e ativista das questões climáricas. Seu romance Suíte Tóquio foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti. Colunista do jornal F. de São Paulo e da revista Harper’s Bazaar. Algumas de suas obras são: A teta racional (Grua, 2016) Tudo pode ser roubado (Todavia, 2018) e Suíte Tóquio (Todavia, 2020).
Luci Collin – Curitiba (PR)
Escritora, tradutora, professora universitária e musicista com mais de 20 livros publicados, entre romances, poesia, contos e ensaios. Sua obra se destaca pela experimentação. Já ganhou diversos prêmios literários, teve obras adaptadas para o teatro e traduziu Gertrude Stein, E. E. Cummings, Vachel Lindsay, Gary Snyder, Eiléan Ní Chuilleanáin. Algumas de suas obras são: Com que se pode jogar (Arte & Letra, 2021), Nossa Senhora d’Aqui (Arte & Letra, 2020), Papéis de Maria Dias (Iluminuras, 2018) e Fascinação (Ateliê Editorial, 2019).
Luisa Geisler – Canoas (RS)
Escritora, tradutora e mestre em Processo Criativo pela National University of Ireland. Foi duas vezes finalista do Prêmio Jabuti, venceu o Prêmio Açorianos de Narrativa Longa e duas vezes o Prêmio SESC de Literatura. Em 2012, foi incluída na antologia Os melhores jovens escritores brasileiros, editada pela revista Granta. Algumas de suas obras são: Enfim, capivaras (Seguinte, 2019), De espaços abandonados (Alfaguara, 2018), Luzes de emergência se acenderão automaticamente (Alfaguara, 2014).
Natália Borges Polesso – Bento Gonçalves (RS)
Doutora em Teoria da Literatura, viveu em Paris e já esteve em festivais de literatura no Brasil e na Colômbia. Referência contemporânea, dá oficinas de escrita na escola Escrevedeira. Com Amora foi vencedora do Prêmio Jabuti. Algumas de suas obras são: A extinção das abelhas (Companhia das Letras, 2021), Amora (Não Editora, 2015), Controle (Companhia das Letras, 2019).
Veronica Stigger – Porto Alegre (RS)
Escritora, crítica de arte e professora universitária. Graduada em Jornalismo, Mestre em Semiótica e Doutora em Teoria e Crítica de Arte pela USP. Sua obra explora diferentes linguagens e assume diversos formatos. No teatro, já assinou a dramaturgia de peças do Coletivo Teatro Dodecafônico e do diretor Felipe Hirsch. Algumas de suas obras são: Sombrio ermo turvo (Todavia, 2019), Opisanie Swiata (SESI SP, 2018), Sul (Editora 34, 2016).