FGV Editora publica obra sobre a evolução das práticas arquivísticas no FGV CPDOC

FGV Editora publica obra sobre a evolução das práticas arquivísticas no FGV CPDOC

Livro apresenta desafios, avanços e transformações na organização e difusão do acervo de arquivos pessoais

O livro “Arquivos pessoais: experiências no CPDOC”, organizado por Celso Castro, Martina Spohr e Thais Blank e publicado pela FGV Editora, apresenta as práticas, desafios e inovações que marcaram a trajetória do Programa de Arquivos Pessoais (PAP) do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da FGV desde sua fundação. A obra celebra os mais de 50 anos do PAP, com enfoque nas inovações experimentadas nos últimos 20 anos, lançando uma perspectiva contemporânea e multidisciplinar sobre o trabalho na instituição.

Temas abordados

Os temas abordados incluem a contribuição das mulheres no desenvolvimento do CPDOC e a importância dos arquivos de mulheres no acervo; experiências e desafios enfrentados na criação de espaços especialmente concebidos para a preservação de documentos; inovações metodológicas e tecnológicas adotadas e estratégias de difusão. Além disso, há discussões sobre a organização de fontes nato-digitais, destacando a crescente importância desses materiais no acervo.

Importância da preservação da memória

Ao oferecer uma visão abrangente sobre a evolução das práticas arquivísticas no CPDOC, o livro reflete sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio histórico para a sociedade.

Sobre o CPDOC

O CPDOC, idealizado como um centro de preservação e organização de arquivos pessoais de personagens importantes na história contemporânea do Brasil, iniciou suas atividades em 1973 com a missão de salvaguardar documentos de relevância histórica e disponibilizá-los para consulta pública.

O acervo, que começou com arquivos de personalidades da política brasileira, expandiu-se ao longo dos anos para incluir acervos pessoais de diversos setores da sociedade, como intelectuais, jornalistas, cientistas sociais e ativistas.

Lançamento do livro

Para marcar o lançamento da obra, será realizado um bate-papo na Blooks Livraria, no dia 1 de julho, às 19h, para discutir as experiências e reflexões sobre o papel dos arquivos pessoais na construção da história contemporânea do Brasil.

Informações do livro

  • Título: Arquivos pessoais: experiências no CPDOC
  • Organização: Celso Castro, Martina Spohr e Thais Blank
  • Editora: FGV Editora
  • Preço: R$ 49,00

marramaqueadmin