“Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo”: livro infantil conta a história de um cangaceiro com linguagem de cordel

“Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo”: livro infantil conta a história de um cangaceiro com linguagem de cordel

A Elo Editora lança o livro “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo”, uma aventura com direito a mocinhos e bandidos, muita rima e romance, que se inspira na literatura de cordel para contar a história de João Facundo, um jovem que se junta ao bando de Lampião.

Baseada em um caso de família, a autora Cristina Villaça mistura fantasia e fatos numa trama envolvente com raízes nordestinas. A partir de relatos familiares, Cristina transporta os leitores para um cenário de bravura e desafios, entrelaçando fantasia e fatos numa história de autodescoberta e redenção.

O livro conta a história de João Facundo, um jovem que sai de casa apenas com uma trouxa de roupas e a vontade de ganhar o mundo. Na mesma época, o bando de homens e mulheres liderado por Lampião corria o sertão armado até os dentes. Ao topar com o grupo, o inocente João Facundo conclui que ali havia virtude, que tiravam dos ricos para dar aos pobres, e decide segui-los às escondidas. Logo é desmascarado, mas Lampião aprecia a coragem do rapaz e o incorpora à comitiva.

João percebe que a vida no cangaço é mais difícil do que imaginava. “Mas a ideia que ele tinha era tão romantizada quanto fita de cinema: bangue-bangue e namorada. Só que a vida no cangaço era muito complicada”, diz um trecho do livro. Certo dia, numa festa de São João, ele conhece Luzia e por ela se apaixona perdidamente. Fica assim num dilema: “Se ficasse no cangaço, seu amor de perderia. Se fugisse, certamente, Lampião se vingaria”. Na mesma noite, porém, o destino lhe sorri pela segunda vez, quando lhe dá a oportunidade de salvar o chefe da morte certa nas mãos de um justiceiro. Como retribuição, Lampião o deixa partir, e assim João Facundo deixa a vida de cangaceiro: casa-se com sua morena, torna-se pai de Raimundo, revira o mundo e encontra seu lugar e sua alegria.

Ode à cultura nordestina, “Por causa do Raimundo, João Facundo revirou o mundo” captura a essência do cordel e transporta os pequenos leitores para o coração pulsante do sertão, celebrando as tradições e a rica herança literária de seu povo.

Informações adicionais

  • Site da Elo Editora: https://www.eloeditora.com.br/
  • Instagram da Elo Editora: https://www.instagram.com/eloeditora/
  • Facebook da Elo Editora: https://www.facebook.com/eloeditora/

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *