Marcos Lisboa critica inconsistências no arcabouço fiscal para 2025 em entrevista à CNN Brasil

Marcos Lisboa critica inconsistências no arcabouço fiscal para 2025 em entrevista à CNN Brasil

Em entrevista ao CNN Entrevistas, o presidente do Insper, Marcos Lisboa, criticou o arcabouço fiscal para 2025, afirmando que ele apresenta inconsistências. Lisboa conversou com Fernando Nakagawa e Débora Oliveira sobre os rumos da economia brasileira e criticou vários pontos do atual governo, em especial o aumento de gastos sem aumento de receita.

Inconsistências no arcabouço fiscal

Segundo Lisboa, o arcabouço fiscal apresenta uma inconsistência ao mesmo tempo em que limita o crescimento da despesa, o governo se posiciona contra essa limitação. Ele também destacou a volta da indexação da saúde e educação, que cria uma contradição, pois limita o crescimento total das despesas, enquanto algumas despesas precisam aumentar com o aumento da receita.

Outros pontos de preocupação

Lisboa também expressou preocupação com outros pontos do arcabouço, como o salário mínimo, que amarra toda a previdência, e o reajuste de servidores. Ele também criticou o aumento dos gastos na educação sem previsão de receita.

Defesa do teto de gastos e da qualidade da política pública

Lisboa defendeu o teto de gastos e a necessidade de melhorar a qualidade da política pública, especialmente em áreas como educação, segurança pública e infraestrutura.

Reforma Tributária

Sobre a Reforma Tributária, Lisboa se mostrou preocupado com a pressão de grupos e lamentou a perda de oportunidades no Brasil.

Lei de Responsabilidade Fiscal

Lisboa afirmou que o governo atual começou aumentando gasto sem previsão de receita, violando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Elogios ao Banco Central

Lisboa elogiou o trabalho de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central, destacando a redução da inflação no país.

Sobre Marcos Lisboa

Marcos Lisboa é presidente do Insper e ocupou o cargo de vice-presidente da instituição entre 2013 e 2015. Ele também atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no primeiro governo Lula (2003-2005). Lisboa possui um extenso currículo acadêmico e profissional.

Serviço

  • Programa: CNN Entrevistas
  • Data: Sábado, 25 de maio de 2024
  • Horário: 18h30

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *