×

Livro revela que Bolsonaro foi autor intelectual da tentativa de golpe no 8 de janeiro

Livro revela que Bolsonaro foi autor intelectual da tentativa de golpe no 8 de janeiro

Obra do cientista político Antonio Lavareda analisa a transição entre o fim do governo Bolsonaro e a posse de Lula III

Um ano após a tentativa de golpe no 8 de janeiro, o cientista político Antonio Lavareda lança o livro De Bolsonaro a Lula III – Pesquisa, Eleição, Democracia e Governabilidade, que revela que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi o autor intelectual da iniciativa.

O livro, lançado em todo o Brasil, traz uma análise que ajuda a compreender o que levou o país à efervescência que abalou Brasília e assustou boa parte da população.

Segundo Lavareda, a transição de governo foi tumultuada e houve de fato uma ameaça à democracia. “Nossa história mostra o quanto é fundamental a apuração extensa e aprofundada das tentativas de golpe. Quando não apurados, esses movimentos se tornam golpes adiados”, explica o autor.

O livro está dividido em três capítulos. O primeiro aborda a conjuntura conturbada de uma eleição contestada pelos apoiadores do ex-presidente e o cenário de impasse que veio a seguir, com a não-aceitação do resultado pelos adeptos de Bolsonaro.

O segundo capítulo analisa as pesquisas eleitorais realizadas antes e depois da eleição, que mostram que a rejeição a Bolsonaro era alta e que Lula era o candidato favorito para vencer as eleições.

O terceiro capítulo trata da governabilidade de Lula III, que enfrenta desafios como a inflação, a alta do desemprego e a polarização política.

O livro De Bolsonaro a Lula III – Pesquisa, Eleição, Democracia e Governabilidade está disponível nas principais livrarias físicas e virtuais do país.

Publicar comentário