Conheça e celebre o talento de chefs negros nos Estados Unidos
A culinária afro-americana é uma das mais ricas e vibrantes do mundo, e os chefs negros nos Estados Unidos estão desempenhando um papel importante em sua preservação e promoção. Por meio de seus pratos, esses chefs reinventam e reintroduzem receitas típicas para diferentes públicos, exaltando os costumes da culinária afro-americana.
O Brand USA, órgão de turismo dos Estados Unidos, aproveita o mês que marca a celebração do orgulho negro no Brasil para exaltar o legado e o trabalho de novos chefs, além de empreendimentos em diferentes cidades do país.
A herança cultural de chefs renomadas
Leah Chase, conhecida como a rainha da cozinha crioula, foi uma das precursoras do movimento que celebra a culinária afro-americana. Leah foi responsável por internacionalizar a culinária de Nova Orleans e foi a chef principal do Dooky Chase’s, restaurante da família durante a década de 50 e onde integrantes do movimento de direitos civis se reuniam.
Outra chef renomada é Edna Lewis, que trouxe uma atenção internacional para a culinária do sul dos Estados Unidos. Seu livro “O sabor da cozinha do campo”, escrito em 1976, é um clássico e enaltece a gastronomia sulista, com ênfase em pratos com alimentos locais e frescos.
Inclusão e desenvolvimento econômico em Detroit, Michigan
Em Detroit, maior cidade de Michigan, um projeto de desenvolvimento econômico e de inclusão ganhou a atenção dos entusiastas em gastronomia recentemente. Em setembro de 2023, foi inaugurado o primeiro food hall da cidade composto exclusivamente por restaurantes cujos donos são negros.
O Watcha Wanna Eat é um local divertido e estimulante para os foodies e reúne diferentes tipos de gastronomia, como Hibachi, frango frito, waffles e sorvetes gourmet. O local é um convite para fazer parte de um movimento que valoriza a preservação cultural e o empoderamento comunitário.
Restaurantes Michelin para conhecer nos Estados Unidos
Se estiver em Nova York, não deixe de conhecer o intimista restaurante de 34 lugares do chef Charlie Mitchell, o Clover Hill. O menu do restaurante é criativo e inclui ceviche com raspas de limão e melão doce, salada de caranguejo Peekytoe embrulhada em geleia de milho e servida em um velouté de milho.
Em Chicago, o Ina-Mae é parada obrigatória. O restaurante é uma bela taverna inspirada no estilo de Nova Orleans e comandado por Brian Jupiter. O nome do restaurante é uma homenagem à bisavó do chef e o menu apresenta clássicos da culinária sulista, como o delicioso Gumbo Ya-Ya, com camarão, lagosta, frango e quiabo.
Conheça mais restaurantes Michelin nos Estados Unidos comandados por chefs negros neste link.
Sobre o Brand USA
O Brand USA é a organização de marketing de destinos para os Estados Unidos, estabelecida pela Lei de Promoção de Viagem como a primeira parceria público-privada do país a promover os Estados Unidos como um destino turístico único e a comunicar as políticas e procedimentos de viagens nos EUA a visitantes de todo o mundo.
A missão da organização é aumentar o número de visitantes internacionais nos Estados Unidos a fim de fortalecer a economia dos Estados Unidos e reforçar a imagem do país em todo o mundo.
Publicar comentário