Cia. Catraca do Riso oferece oficinas gratuitas sobre acessibilidade, teatro e palhaçaria em São Paulo
A Cia. Catraca do Riso, grupo de circo teatro que atua na periferia de São Paulo, oferecerá duas oficinas gratuitas no dia 4 de dezembro no Centro de Memória do Circo, no Centro Cultural Olido.
As oficinas são:
- Acessibilidade no Teatro – Inclusão Além do Óbvio, ministrada pela escritora, atriz, produtora e especialista em acessibilidade cultural Bruna Burkert;
- Dramaturgia para o Circo Teatro – Desvendando Palhaços Periféricos, com o diretor da Cia. Catraca do Riso, Gustavo Guimarães.
Acessibilidade no Teatro – Inclusão Além do Óbvio
A oficina Acessibilidade no Teatro – Inclusão Além do Óbvio abordará as possibilidades e mitos dos fáceis acessos em montagens teatrais que vão além de rampa de acesso e intérprete de libras. A abordagem explicativa será acompanhada de exercícios práticos.
Dramaturgia para o Circo Teatro – Desvendando Palhaços Periféricos
A oficina Dramaturgia para o Circo Teatro – Desvendando Palhaços Periféricos oferecerá uma perspectiva sobre o processo criativo do espetáculo “Palhaços Periféricos”, compartilhando os bastidores da criação do espetáculo e explorando o processo de desenvolvimento da dramaturgia na palhaçaria.
Serviço
Data: 04 de dezembro de 2023
Horário:
- Acessibilidade no Teatro – Inclusão Além do Óbvio: das 17h às 19h;
- Dramaturgia para o Circo Teatro – Desvendando Palhaços Periféricos: das 19h30 às 21h30.
Local: Centro de Memória do Circo – Centro Cultural Olido (Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP)
Inscrições: Não é necessária inscrição prévia
Duração: 2h
Lotação: 50 pessoas
Indicação: Livre
Público alvo: Artistas, produtores e arte-educadores. Não é necessária experiência prévia em circo ou teatro.
Sobre a Cia Catraca do Riso
A Cia Catraca do Riso é um grupo de circo teatro que atua na periferia de São Paulo, levando arte, cultura e entretenimento para as comunidades. Com uma trajetória de 15 anos, o grupo busca quebrar paradigmas e lutar contra o estereótipo do palhaço animador de festas, abordando questões mais profundas e relevantes para a sociedade por meio do riso.
Sobre Bruna Burkert
Bruna Burkert é escritora, atriz e produtora, autora dos livros “A Princesa que Não Sabia as Palavras” e “O Riso de Luiza”. É formada em Letras e Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é coordenadora do educativo da Vila Itororó e ministra diversas oficinas voltadas para acessibilidade em instituições como SESI e SESC.
Sobre Gustavo Guimarães
Gustavo Guimarães é ator, diretor e dramaturgo fundador do coletivo Cia Catraca do Riso e do grupo Ciclistas Bonequeiros. Atualmente, é orientador de Circo no programa vocacional da Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Publicar comentário