Rapidinhas Culturais (03 de novembro de 2023)
Casa Firjan inaugura sala em homenagem a Luiz Carlos e Lucy Barreto

A Casa Firjan inaugurou na noite de quarta-feira (8/11) a Sala Luiz Carlos e Lucy Barreto, em homenagem ao casal de produtores que mantém a L.C. Barreto há 60 anos e que tem no currículo cerca de 150 filmes.
O espaço, localizado no andar térreo da casa principal, terá uma programação diversa, sempre voltada para inovação e tendências. As poltronas instaladas na sala vieram da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, adquiridas em leilão pela Firjan há alguns anos.
“Esta singela homenagem comemora aqui a capacidade de reflexão e, portanto, da formação das pessoas através do bom cinema e da indústria criativa”, afirmou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. “Este casal fantástico e sua família, que têm no DNA a produção do cinema, fazem parte do panteon da inteligência do Rio de Janeiro e do Brasil”, completou.
Lucy Barreto afirmou que a sala realiza um sonho de seu marido, Luiz Carlos, quando, há 30 anos, o casal precisou se desfazer de um imóvel para acompanhar a crise econômica e não tinha mais onde projetar filmes. Já o produtor Luiz Carlos Barreto recordou um artigo assinado por Eduardo Eugenio tratando da economia criativa. “O texto, publicado no Jornal do Brasil, despertou a consciência de que a produção cultural não é simbólica, mas tem um valor econômico, sobretudo a cinematográfica, gerando não apenas empregos, mas ideias, refletindo como espelho os hábitos, comportamentos e costumes da sociedade”, afirmou.
Representando o prefeito Eduardo Paes, Marcelo Calero, secretário municipal de Cultura, enfatizou a importância da indústria cultural, um setor que tem representatividade econômica, além de fomentar criatividade e inovação.
Da inauguração participaram muitos amigos do casal, ligados à indústria cinematográfica, seus filhos – a produtora Paula e o cineasta Bruno Barreto, um dos diretores de maior destaque no cinema nacional, à frente de títulos como Dona Flor e seus dois maridos e O que é isso, companheiro? –, além de netos e bisnetos.
O cearense Luiz Carlos Barreto foi jornalista antes de escrever o roteiro, com Anselmo Duarte, de O pagador de promessas, que conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Ao lado da mulher, Lucy, produziu mais de 80 filmes nacionais de sucesso de crítica e público, como Bye bye Brasil (1979), de Cacá Diegues, e Memórias do cárcere (1983), de Nelson Pereira dos Santos.
Reality shows: manipulação para entreter

A polêmica sobre a manipulação em reality shows ganhou força recentemente, após a expulsão de Rachel Sheherazade de A Fazenda 15. O apresentador Britto Jr., que comandou o programa por 14 temporadas, acusou o diretor Rodrigo Carelli de manipular psicologicamente os participantes.
A chef Alê Peruzzo, que participou do reality show Batalha dos Confeiteiros, do SBT, e do programa Le Meilleur Pâtissier, da BBC France, concorda com Britto Jr.
“O reality show na verdade é o escape da vida real para várias pessoas. Quando você assiste quer se ver espelhado em alguns personagens. Falo personagens, porque existe uma manipulação pra você ter um vilão, um mocinho, pra você ter aquela pessoa que sempre dá um jeito de sair de alguma enrascada. Então, você precisa se espelhar em algum personagem”, afirma Alê.
A chef também reconhece a importância dos reality shows, mas alerta para os riscos da manipulação.
“Reality show é muito importante pra gente ter aquela respirada, você vai assistir, você vai se espelhar, você vai poder de repente falar ‘Eu podia tá ali, eu posso tá ali’. Querendo ou não, você vai incentivar querer ser uma pessoa melhor, no seu setor, no seu lobbing. Reality show é muito importante e vem crescendo cada vez mais. É uma divulgação, você pode crescer, quanto se queimar”, conclui.
Anjinho – Além e Franjinha – Contato, da Panini, vencem o Prêmio HQMIX 2023

As Graphic MSP “Anjinho – Além” e “Franjinha – Contato”, da editora Panini, foram as grandes vencedoras do 35º Troféu HQMIX, premiação anual que condecora os melhores quadrinhos e quadrinistas brasileiros do ano anterior.
“Anjinho – Além”, do autor Max Andrade, foi o vencedor da categoria Melhor Publicação Juvenil. A obra acompanha o personagem Anjinho, depois de questionar veementemente o Criador e receber uma punição: perder sua auréola e asas e ser enviado à Terra, para realizar uma missão.
“Franjinha – Contato”, do autor Vitor Cafaggi, foi a grande vencedora de duas categorias: Melhor Publicação de Aventura/Terror/Fantasia e Melhor Roteiro. A obra acompanha o personagem Franjinha, que está crescendo e questiona sua paixão pela ciência e pelo desconhecido, mas tudo muda quando recebe um misterioso pedido de ajuda no velho rádio amador de seu avô.
As duas obras foram elogiadas pela crítica especializada por sua qualidade artística e narrativa. “Anjinho – Além” foi considerado uma releitura original e emocionante do personagem, enquanto “Franjinha – Contato” foi elogiado por sua atmosfera de suspense e ficção científica.
A vitória de “Anjinho – Além” e “Franjinha – Contato” é um reconhecimento da importância do selo Graphic MSP, que vem se destacando no mercado brasileiro de quadrinhos. O selo já lançou mais de 30 títulos, com mais de 700 mil exemplares vendidos, e projetou para o grande público autores excelentes, como Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Danilo Beyruth e Rafael Calça.
HBO Max encerra as gravações da série ‘Cidade de Deus’

A HBO Max encerrou no último domingo das gravações da série ‘Cidade de Deus’, no Rio de Janeiro. A nova série nacional da plataforma se passa duas décadas depois do filme homônimo premiado internacionalmente.
Com produção da O2 Filmes, ‘Cidade de Deus’ continuará a história de seus personagens, tendo como ponto de partida o trabalho de fotógrafo de Buscapé. O enredo se passa no início dos anos 2000 e traz trechos do filme em flashbacks, para reconstrução de lembranças e memórias afetivas dos protagonistas.
No elenco da produção reencontramos grandes atores que interpretam personagens consagrados do filme: Alexandre Rodrigues, Thiago Martins, Roberta Rodrigues, Sabrina Rosa, Kiko Marques e Edson Oliveira. Além destes, Andréia Horta, Marcos Palmeira, Jefferson Brasil, Eli Ferreira, Otávio Linhares, Rafael Lozano, Leandro Daniel, Luiz Bertazzo e novos talentos vindos de comunidades do Rio de Janeiro, como Cidade de Deus, Vidigal e Mangueira também integram a nova trama.
A série ainda não tem previsão de estreia.
Luisa Sonza e Matheus e Kauan se unem em música inédita para gravação de DVD no Ibirapuera

A cantora Luisa Sonza é a mais nova participação especial confirmada no DVD “Praiou”, de Matheus e Kauan. A gravação do projeto acontece neste sábado (11/11), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A faixa inédita “Não Sirvo” é a que marca o feat de Luisa Sonza no projeto de Matheus e Kauan. O Parque Ibirapuera, conhecido por sua atmosfera única e beleza natural, vai servir de cenário perfeito para o universo praiano que a dupla quer criar.
Com a confirmação de Luisa Sonza, o DVD “Praiou” conta com um time de peso de participações especiais: Ludmilla, Maiara & Maraísa, Mc Livinho e Thiaguinho.
O projeto tem a direção de Fernando Trevisan, o Catatau, e promete ser um dos grandes lançamentos do ano.
70 mil pessoas celebram a música no GPWeek em São Paulo

A cidade de São Paulo recebeu, no último final de semana, a etapa brasileira do Grande Prêmio de Fórmula 1 e também o festival GPWeek, que celebra a música em diversas vertentes. O evento, que aconteceu no Allianz Parque, reuniu cerca de 70 mil pessoas nos dois dias de programação.
No sábado (4/11), o público pôde conferir os shows de Hodari, Jaden Hossler (JXDN), Machine Gun Kelly, Halsey e Swedish House Mafia. No domingo (5/11), o segundo e último dia do festival, foi a vez de Tasha e Tracie, IZA, SOFI TUKKER, Thundercat e Kendrick Lamar.
O GPWeek, realizado pela 30e, é apresentado pela Heineken, marca que também tem forte ligação com o GP de Fórmula 1, sendo patrocinadora global e seis vezes naming rights da etapa brasileira em Interlagos. O evento conta ainda com a Rede Hospitalar Sancta Maggiore como fornecedor oficial.
O festival foi avaliado positivamente pelo público e pela crítica. “Foi um final de semana incrível, com shows de tirar o fôlego”, disse uma fã. “O GPWeek é um evento que reúne o melhor da música, em um ambiente super agradável”, afirmou outro.
A organização do evento também comemorou o sucesso da edição de 2023. “Estamos muito felizes com o resultado do GPWeek”, disse Fernando Santos, diretor da 30e. “Acreditamos que o evento cumpriu a sua missão de celebrar a música e a cultura em uma das semanas mais importantes do calendário esportivo e cultural do país”, completou.
O GPWeek já tem data marcada para a próxima edição: 2 e 3 de novembro de 2024.
UB Editora lança promoção de Black Friday que dura o mês inteiro

A UB Editora, especializada em publicações de quadrinhos, literatura fantástica e ficção científica, lança nesta sexta-feira (10) o “Mês do Black Bacon”. A promoção oferece 25% de desconto em todas as compras realizadas no site da editora, sem valor mínimo, e frete grátis para todo o Brasil.
A promoção é válida até o final de novembro e inclui todos os títulos da editora, entre eles “O Flautista de Hamelin”, de Francisco Marcatti, “A Sombra do Caçador”, de André Luiz Garcia, e “O Universo de Arion”, de Marcelo Cassaro.
“Queremos que todos os amantes da literatura tenham a oportunidade de adquirir nossas publicações a preços especiais”, afirma Rafael Souza, diretor da UB Editora. “Por isso, decidimos estender a promoção de Black Friday para o mês inteiro.”
Para aproveitar a promoção, basta acessar o site da UB Editora e inserir o cupom “blackbacon” no momento da compra.
Capuchino Press tem representante no júri do Prêmio Multishow 2023

Karla Rodrigues, diretora da Capuchino Press, é a única representante do mercado de assessoria de imprensa cearense na academia oficial de profissionais de showbusiness do Prêmio Multishow.
Karla participou das indicações dos artistas que elencam todas as categorias do prêmio, que chega à sua 30ª edição em 2023.
“A Capuchino tem 13 anos de mercado e já assinou a comunicação de grandes eventos de entretenimento de notoriedade nacional e regional, além de somar em seu portfólio o relacionamento com artistas de gêneros musicais plurais. Então, essa participação no júri técnico do Prêmio Multishow mostra que o mercado está de olho e reconhecendo os potenciais de todas as regiões do Brasil. Temos orgulho de levar a bandeira e a visão do Nordeste para uma premiação desse porte”, destaca Karla Rodrigues.
O Prêmio Multishow 2023 foi transmitido ao vivo pela Globo na noite desta terça-feira (7).
Yasu, artista trans nipo-brasileira, lança novo single “My Spaceship Lost Control”

A artista trans de rock progressivo nipo-brasileira, Yasu, lançou seu novo single, “My Spaceship Lost Control”, em todas as plataformas de streaming. A faixa é uma ópera rock sobre um astronauta que vê sua nave à deriva no espaço, com a morte iminente. É uma canção repleta de metáforas sobre depressão e saúde mental.
O single tem fortes inspirações em bandas como Pink Floyd, King Crimson, Porcupine Tree e David Bowie. Com sua fusão única de elementos sonoros e culturas, Yasu promete uma experiência musical cativante que levará os fãs de rock progressivo a uma jornada emocionante e inesquecível.
A faixa de Yasu é uma celebração da criatividade e da diversidade, refletindo sua herança cultural japonesa e brasileira. Seu talento para combinar texturas sonoras complexas com letras envolventes transporta os ouvintes para um mundo sonoro ricamente detalhado, onde o passado e o presente se entrelaçam de maneira mágica.
Yasu une rock progressivo, new wave e música pop, com fortes inspirações em artistas prog do lado mais pop, como Supertramp, Kate Bush, Peter Gabriel, Alan Parsons Project e Steven Wilson.
“My Spaceship Lost Control” está disponível agora em todas as plataformas de streaming.
MC JottaPê e MC GW lançam novo single “Toma Colocadão”
MC JottaPê, um dos fenômenos da Netflix, e MC GW, grande nome do Spotify, se uniram para lançar o novo single “Toma Colocadão”. A faixa, que chegou às plataformas digitais na última sexta-feira (03), já soma mais de 40 mil streams.
“Toma Colocadão” tem tudo para ser o hit do verão. A música é composta por JottaPê, GW e DJ Japa Nk, que também produziu a faixa. O lyric video da canção também foi disponibilizado e já soma mais de 40 mil plays.
“Da última vez que convidei o GW para um feat fizemos o hit ‘Bota em você machuca’. Dessa vez, não será diferente! ‘Toma Colocadão’ promete ser o hit de verão do ano!”, garante JottaPê.
Ouça “Toma Colocadão” nas plataformas digitais:
https://virginmusicbr.lnk.to/TomaColocadaoPR
José Victor Pires fala sobre seu personagem em “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos”

O ator José Victor Pires, que interpreta o personagem Tobby na série original do Globoplay, “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos”, falou sobre sua experiência no projeto.
Pires conta que recebeu o convite para fazer parte do elenco durante as gravações da 19ª temporada da série “Detetives do Prédio Azul”, onde o personagem Tobby também aparece. “Fiquei muito feliz com essa nova oportunidade de explorar meu personagem através de uma outra perspectiva”, disse o ator.
Em “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos”, Tobby é um dos monitores, que tem a função de ajudar a Dorotéia e guiar os aprendizes durante as jornadas. “As gravações foram intensas e ao mesmo tempo bem divertidas”, comentou Pires. “Eu conhecia alguns atores que entraram pra somar junto com a gente na série, o que foi muito especial para mim. Ficamos muito unidos durante o processo e sempre buscávamos nos reunir após o último dia de gravação da semana para nos distrairmos!”
A série “Acampamento de Magia para Jovens Bruxos” está disponível no Globoplay.
GPWeek reúne famosos e influenciadores em São Paulo

A GPWeek, festival que antecede o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em São Paulo, teve sua segunda edição realizada no Allianz Parque, na Zona Oeste da cidade, no último final de semana. O evento, organizado pela 30e, reuniu celebridades e influenciadores de todo o Brasil.
A lista vip assinada pela relações públicas Veve, fundadora da agência Tree, reuniu nomes como Maisa, João Guilherme, Taynara Nunes, Arthur Bicalho, Fael, Gabi Medina e Bruno Magri. Os convidados prestigiaram os shows diretamente do Paddock Club, a área mais exclusiva do evento.
O GPWeek 2023 contou com atrações internacionais de tirar o fôlego, como a banda Swedish House Mafia, a cantora Halsey, Iza, o rapper Kendrick Lamar, Machine Gun Kelly e JXDN.
“Foi incrível o show do Kendrick, eu amei!”, disse Maisa.
A agência Tree, que tem apenas sete meses de existência, já realizou eventos de grande porte, atraindo uma audiência notável de artistas e influencers no eixo Rio de Janeiro e São Paulo.
Publicar comentário