Entrevista: Ana Carolina Porto, empresária e vencedora da 10ª tenporada do MasterChef Brasil
Ana, parabéns por sua incrível jornada no MasterChef Brasil! Como você se sente sendo a vencedora da 10ª temporada e qual é a sensação de realizar um sonho tão grande?
“Muito obrigada, eu ainda estou assimilando tudo que aconteceu parece que minha ficha vai caindo aos poucos, sinto muita gratidão, uma sensação de dever cumprido, superei meus limites e todo o esforço valeu a pena. Vou poder estudar gastronomia que sempre foi um sonho e tentar através do acesso que tive incentivar outras pessoas.”
Você mencionou seu desejo de incentivar outras mulheres a seguir seus sonhos. Como você planeja compartilhar seu conhecimento e experiência para ajudar outras mulheres, especialmente aquelas que vêm de origens desafiadoras como a sua?
“Eu quero organizar agora minha vida pós Master e encontrar parceiros para que eu possa a princípio dar aulas de faça e venda, pra que mulheres desempregadas possam ter uma renda, principalmente mães que as vezes não tem com quem deixar os filhos. E também quero ter um canal no YouTube ensinando de tudo um pouco, o que já sei e o que vou aprender na Le Cordon Blue.”
Além de sua vitória no MasterChef, você é uma body piercer e proprietária de um estúdio de tatuagem. Pode nos contar mais sobre sua visão de expandir seu negócio para um pub com tatuagens, piercings, drinks e comida? Como isso se encaixa em seus planos futuros?
“Eu sempre amei arte, principalmente arte que muitas vezes foram marginalizadas, como tattoo e piercing, graffiti também, então quero ter um espaço onde as pessoas possam comer bem e ser exatamente quem elas queiram ser, com arte, comida boa, bons drinks e se tudo der certo quero ter um bowl para a galera andar de skate, com música boa e muito respeito a todos.
Vou estudar bastante pra alcançar esse objetivo um dia.”
Durante a final do MasterChef, o programa alcançou altos índices de audiência. Como foi a sensação de saber que tantas pessoas estavam torcendo por você e assistindo à sua vitória?
“Foi incrível ver tanta gente me mandando mensagens de carinho, o carinho das pessoas na rua também. Eu não tinha pretensão de fama, só queria mesmo mudar minha vida, mas fico muito feliz com q galera que torceu por mim, quando vejo são pessoas cheias de sonhos que através de mim, puderam acreditar mais belas mesmas também.”
A competição no MasterChef é intensa e cheia de desafios. Como você conseguiu administrar as emoções e manter a calma nos momentos mais tensos na cozinha?
“Eu sempre me apeguei que aquela era uma chance única, acredito que as vezes a oportunidade bate na nossa porta apenas uma vez, então agarrei com toda força essa chance. Tive crises e crises de ansiedade, muita saudade do meu filho, foi beeeeem tenso, mas eu sempre mantinha minhas preces, fazia exercícios e tentava manter minha mente focada na competição, tive acompanhamento psicológico também, o que me auxiliou muito a ganhar.”
Conte-nos um pouco sobre a influência do chef Rodrigo Oliveira na temporada. Como foi trabalhar sob sua orientação e o que você aprendeu com ele?
“O Chef Rodrigo sempre foi uma inspiração pra mim, já o admirava antes de entrar no Masterchef, então foi uma honra imensa estar ali, aprender com as dicas dele, saber que ele assim como eu vem de uma origem humilde, foi um presente imenso.”
Além do título de Campeã, quais foram os principais momentos e aprendizados que você levará consigo dessa experiência no MasterChef?
“As provas externas, principalmente a da sala São Paulo me marcou muito, porque a galera não acreditava muito em mim, ali fui líder e meu grupo ganhou, foi onde as coisas começaram a mudar pra mim. Mas pra além de provas e o que vivi na cozinha, levo amigos incríveis, aprendi um pouco de tudo convivendo com pessoas tão diferentes de mim, trocamos muitas informações, a galera por trás das câmeras também foram incríveis, tô levando pessoas e aprendizados que dinheiro nenhum paga.”
Agora que você é uma figura pública reconhecida, quais são seus planos para o futuro, tanto na culinária quanto em seus outros empreendimentos?
“A princípio vou mudar de casa e alugar uma onde eu possa gravar vídeos para o YouTube, vou continuar com meu estúdio e perfurando as vezes, mas vou focar principalmente em estudar, pra me tornar Chef e se possível fazer estágios pra aprender e assim um dia abrir meu próprio negócio. Acredito que conforme for estudando e fazendo os vídeos, também possa me abrir portas para futuros trabalhos.”
A Endemol Shine Brasil desempenha um papel significativo na produção de programas de sucesso, incluindo o MasterChef. Como você vê a contribuição da Endemol Shine Brasil para a indústria do entretenimento no Brasil?
“A Endemol Shine Brasil tem uma equipe incrível e hoje é responsável pelos maiores realitys que temos no Brasil, fico muito feliz de fazer parte dessa equipe que ajuda a fomentar o entretenimento para vários públicos diferentes.”
Por fim, Ana, você pode compartilhar conosco um pouco sobre seus projetos futuros e as mensagens que deseja transmitir aos seus fãs e seguidores?
“Eu sempre vou começar agradecendo por todo carinho e tanta gente que acreditou em mim quando eu mesma não acreditava, muitas vezes temos potencial enorme, mas por já termos recebido muitos nãos, ou críticas, vamos deixando nossos sonhos de lado. Não importa de onde você veio, mas sim onde quer chegar, temos que ir atrás do que realmente faz o nosso coração vibrar e não se apegar a críticas que não nos fazem melhor.
Temos que olhar pra frente e imaginar como queremos nosso futuro, por isso agora quero muito estudar, conhecer lugares, restaurantes, quero ter acesso a tudo que não tive, principalmente experiências gastronômicas, menus completos hahaha que eu nunca tinha experienciado antes do Masterchef.
Agora é foco nos estudos, muita fé em Deus e ir buscar tudo que ele tem preparado de bom na minha vida, desejo pra todos muita força nas dificuldades e foco no processo que é progresso, a vida não é e nem vai ser fácil, mas com fé e coragem podemos chegar onde queremos.
”
Publicar comentário