Exposição “Retratistas do Morro” prorrogada até 28 de janeiro de 2024 no Sesc Pinheiros

Exposição “Retratistas do Morro” prorrogada até 28 de janeiro de 2024 no Sesc Pinheiros

Exposição traz visão panorâmica sociopolítica e cultural do Aglomerado da Serra (MG)

A exposição “Retratistas do Morro”, que apresenta um acervo de fotografias do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), foi prorrogada até 28 de janeiro de 2024. A mostra, que está em cartaz no Sesc Pinheiros, é composta por imagens dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, que registraram a região ao longo dos últimos 50 anos.

A exposição é um desdobramento do trabalho social “Retratistas do Morro”, conduzido pelo pesquisador e artista visual Guilherme Cunha. O objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural nacional e para a ampliação do entendimento sobre a história das imagens no Brasil, com ênfase em narrativas visuais produzidas principalmente por retratistas que atuaram nas comunidades.

O acervo de Afonso Pimenta e João Mendes compreende o período de 1960 a 1990. As imagens retratam a vida cotidiana, os momentos de festa e celebração, e também os desafios enfrentados pela população do Aglomerado da Serra.

A exposição está dividida em três temáticas: retratos, bailes e espaço das becas. Os retratos mostram a trajetória dos moradores da comunidade, desde a infância até a vida adulta. Os bailes registram a efervescência cultural da região, com destaque para os bailes black soul. E o espaço das becas apresenta imagens de crianças e jovens celebrando a formatura escolar.

Além das imagens, a exposição traz 60 áudios com trechos de entrevistas com os fotógrafos e seus fotografados, bem como lideranças locais e agentes culturais. Uma playlist feita por Misael Avelino, fundador da Rádio Favela, acompanha e rememora a efervescência dos bailes black e soul music retratados pelas lentes de Afonso.

A exposição “Retratistas do Morro” é uma oportunidade de conhecer a história e a cultura do Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas de Belo Horizonte. A mostra é gratuita e aberta ao público.

Serviço:

  • Exposição “Retratistas do Morro”
  • Curadoria: Guilherme Cunha
  • Visitação: de 20 de junho de 2023 a 28 de janeiro de 2024
  • Terça a sábado, das 10h30 às 21h
  • Domingos e feriados, das 10h30 às 18h
  • Local: Espaço Expositivo (2º andar)
  • Grátis
  • Livre
  • Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195

marramaqueadmin