Exposição no MAM São Paulo apresenta projeto de Lina Bo Bardi para reforma do museu

Exposição no MAM São Paulo apresenta projeto de Lina Bo Bardi para reforma do museu

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) apresenta a exposição Lina Bo Bardi e o MAM no Parque, que busca refletir sobre a reforma de sua sede realizada no início dos anos 1980 pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992).

A mostra, que ocupa a Biblioteca Paulo Mendes de Almeida até 28 de janeiro de 2024, apresenta documentos e desenhos do projeto de Lina, além de um estudo para um dispositivo expográfico realizado pela arquiteta no início dos anos 1980.

O MAM ocupa um espaço sob a marquise do Parque Ibirapuera desde 1969. A reforma de Lina, concluída em 1983, integrou o museu ao parque, com a abertura de uma fachada de vidro que permite a entrada de luz natural.

O desenho localizado na Biblioteca do MAM é um estudo para um dispositivo expográfico que Lina propôs para o projeto de reforma. O achado fez com que o museu retomasse a pesquisa sobre a reforma, que havia sido arquivada.

“Dada a importância deste desenho para o legado da arquiteta e da sua relação com o edifício ocupado pelo MAM, o museu decidiu incorporá-lo ao acervo, junto às demais obras em papel da sua coleção”, afirmam os curadores da exposição, Gabriela Gotoda e Pedro Nery.

A exposição é uma oportunidade para conhecer mais sobre a obra de Lina Bo Bardi, uma das mais importantes arquitetas do século XX.

Serviço:

  • Exposição: Lina Bo Bardi e o MAM no Parque
  • Curadoria: Gabriela Gotoda e Pedro Nery
  • Período expositivo: 6 de setembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024
  • Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Biblioteca Paulo Mendes de Almeida)
  • Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3)
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 18h (com a última entrada às 17h30)
  • Ingressos: R$25,00 inteira e R$12,50 meia-entrada. Aos domingos, a entrada é gratuita e o visitante pode contribuir com o valor que quiser.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *