Série inédita “Caminho dos Orixás” explora as divindades das religiões afro-brasileiras

Série inédita “Caminho dos Orixás” explora as divindades das religiões afro-brasileiras

Nova produção do Curta! traz 16 episódios sobre os orixás, divindades das religiões afro-brasileiras, seus mitos, características arquetípicas, símbolos e sincretismos.

A série inédita “Caminho dos Orixás”, do Curta!, explora as divindades das religiões afro-brasileiras, os orixás. Ao longo de 16 episódios, a produção aborda tanto orixás mais populares quanto menos conhecidos, como Exu, Nanã, Ogum, Yemanjá, Oxóssi, Omolu Obaluayê, Oxum, Iansã, Oxumarê, Oxalá, Ibejis, Ossain, Xangô, Ewá, Logun Edé e Iroko.

Com direção de Betse de Paula, a série traz entrevistas com especialistas, antropólogos, pais e mães de santos e praticantes para falar sobre os mitos, características arquetípicas, símbolos e sincretismos dos orixás.

No primeiro episódio, “A origem dos orixás”, o espectador é apresentado à cosmogonia dos orixás, que se originam do Orum, o espaço infinito, onde habitava o deus supremo Olorum. Em certo momento, Olorum criou uma vasta massa de água, da qual emergiu o primeiro orixá: Oxalá, o único com o poder de conceder a vida.

No segundo episódio, “Exu: o orixá da dualidade”, o espectador conhece a figura de Exu, um dos orixás mais controversos, ao mesmo tempo respeitado e temido. Exu é o orixá da comunicação, da transformação e da passagem, mas também é associado ao mundo dos mortos e ao fogo.

A série também explora as diferentes formas de culto aos orixás, como a realização de rituais, festas e cerimônias. No episódio “Omolu Obaluayê: o orixá da cura”, o espectador conhece a celebração de Olubajé, uma festa dedicada a Obaluayê, o orixá da cura e da doença.

O último episódio, “Iroko: o orixá do tempo e do espaço”, explora a figura de Iroko, um orixá implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço. Iroko acompanha e cobra o cumprimento do Karma de cada um, determinando o início e o fim de todas as coisas.

A série “Caminho dos Orixás” está disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, que pode ser acessada na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site ganham 7 dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma.

Assista à série “Caminho dos Orixás” e descubra mais sobre a riqueza da cultura afro-brasileira.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *