Exposição “O Filho do Sol” do artista cearense Francisco de Almeida abre em São Paulo

Exposição “O Filho do Sol” do artista cearense Francisco de Almeida abre em São Paulo

Casa Gabriel apresenta mostra que explora a visão artística única do artista

A exposição começa com os trabalhos de pequeno formato, que já carregam uma pequena rebeldia ao serem assinados em vermelho. Ao percorrer o segundo ambiente da mostra, é possível observar a grande ruptura dos trabalhos de Francisco de Almeida com as técnicas tradicionais. As peças, que chegam a medir mais de três metros de altura, são feitas de madeira e apresentam uma técnica inovadora, chamada de Xilogravura Expandida.

“Filho do Sol” é uma jornada visual que revela a profunda conexão do artista com as tradições enraizadas de sua região natal. As obras de Francisco de Almeida são um convite para conhecer a cultura e a história do Ceará, um estado rico em diversidade e beleza natural.

Sobre o artista

Filho de pai ourives e mãe bordadeira, Francisco de Almeida nasceu em Crateús, no interior do Ceará, em 1962. Aprendeu com seus pais a apreciar as habilidades manuais e, desde criança, sonhava em desenhar. Aos 15 anos, fugiu para Fortaleza, onde estudou artes plásticas na Universidade Federal do Ceará. Foi lá que descobriu a xilogravura, técnica que se tornou sua marca registrada.

A obra de Francisco de Almeida já foi exposta em diversas galerias e museus do Brasil e do mundo. Em 2019, recebeu o Prêmio Marcantonio Vilaça de Artes Visuais, considerado o mais importante prêmio de arte do Ceará.

Sobre a Casa Gabriel

A Casa Gabriel é um espaço de arte focado em fomentar a cultura brasileira, com ênfase na produção nordestina e em novos talentos. Foi fundada pela empresária e fotógrafa cearense Renata Vale, que tem como objetivo estimular a pluralidade de manifestações artísticas e disseminar conhecimento.

A programação da Casa Gabriel inclui exposições, cursos, conversas e workshops. O espaço também oferece um café e um restaurante, que servem pratos típicos da culinária nordestina.

Serviço

Exposição “O Filho do Sol”

Artista: Francisco de Almeida

Data: 30 de agosto a 22 de setembro de 2023

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 12h às 18h

Local: Casa Gabriel

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2906 – Jardim América, São Paulo – SP

Entrada franca

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *